Aprenda Fotografia

By clopezso | Conselhos

Imagem de uma objetiva de cinquenta milímetros que é a mais usada, como exmplo para que aprenda fotografia com a prática
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (21 votes, average: 3,95 out of 5)
Loading...

Aprenda fotografia com a prática

Aprenda fotografía com a prática. Isso não tem por que ser mais complicado que aprender qualquer outra técnica ou habilidade. Trata-se de entender corretamente as funcionalidades sobre as que trabalha uma câmera fotográfica digital (ou analógica de filme, se for o caso).

Como diz o velho ditado popular "a prática faz o mestre"  e este princípio está reforçado pelas muitas estatísticas mostrando que somente praticando é que se atinge o Mestrado.

Lógicamente sempre há uma parte teórica necessaria para estabelecer a base de toda prática, porém nada que te deixe maluco.

Comece aprendendo os princípios fundamentais da câmera fotográfica. Veja sua evolução no tempo, num curto vídeo que mostra com rigorosidade todo esse processo, clique no botão!

Recomendo assistir o vídeo para ajudá-lo no aprendizado dos conceitos fundamentais dentro da fotografia.  

A crença mais comum é que fotografia é uma "ciência complicada". Verdadeiramente não é nada disso, nem bicho de sete cabeças, nem coisa difícil de se entender, como vamos ver. Aprenda fotografia com a prática

1.- A luz é tudo em fotografia

Fazer fotografia não significa, ter que fabricar a câmera fotográfica ou parte dela, nada disso! Aprenda fotografia, é bem mais simples.

Fazer boas fotografias é entender os parámetros importantes da fotografia, e usá-los corretamente na câmera fotográfica, e mais nada.

O que acontece sempre que iniciamos uma caminhada por roteiro desconhecido, é que criamos um receio, ou medo ao desconhecido. Portanto, devemos deixar de lado qualquer medo porque uma câmera fotográfica, não morde, nem ameaça sua vida, tá bom?

Que é o pior que pode acontecer?   Pois que acidentalmente, a câmara cai-se no chão e quebra-se, mas é facilmente eitavel, está certo?

Fora isso é só perder o medo a usar a câmera fotográfica. Aprenda fotografia, é somente praticar muito.

1.1.- Aprenda fotografia com a pratica

Agora vou te dizer uma coisa que com toda probabilidade você não vai acreditar, é o seguinte:

Todas as câmeras possuem os mesmos componentes básicos, sem importar nem a sua marca, modelo ou categoría.

E têm outra, sem luz não é possível fazer nada com uma câmera fotográfica seja ela simples, ou totalmente profissional...

Sem luz meu amigo! Não há fotografía nem boa nem ruim, simplesmente não existe a fotografia.

Eis aqui o principal principio da fotografia A LUZ. Porque sem luz não há nada a fazer por muito boa e cara que seja a câmera digital. Sem luz todas as câmeras são igual de cegas.

Fora isso é só perder o medo a usar a câmera fotográfica, porque aprender fotografia é somente praticando muito.

Agora vou te dizer uma coisa que com toda probabilidade você não vai acreditar, é o seguinte.

Todas as câmeras possuem os mesmos componentes básicos, sem importar nem a sua marca, modelo ou categoría.

E têm outra, sem luz não é possível fazer nada com uma câmera fotográfica seja ela simples, ou totalmente profissional...

Sem luz meu amigo! Não há fotografía nem boa nem ruim, simplesmente não existe a fotografia.

Imagem que mostra uma fotografia escura com uma fenda que atravessa pela luz do Sol, que se mostra redondo e brilhante, como exemplo para que aprenda fotografia com a prática

2.- Elementos comuns às câmeras fotográficas

Muito bem! agora vejamos quais são esses componentes básicos que todas as câmeras sem excepção possuem, independentemente da marca e do preço. Todas as câmeras para funcionar e fazer fotografias boas, devem ter estes componentes:

1) No caso de serem câmeras analogicas das que usam filme preto e branco ou a cores:

No  caso de ser uma câmera analógica (das de filme)

Uma Lente (sempre montada à frente da câmera)

Um Diafragma (geralmente construido dentro da lente)

Um Obturador (sempre se contra diante do elemento sensor, no caso, o filme preto e branco ou a cores)

Um Elemento Sensível (no caso, o filme preto e branco ou a cores)

Imagem que mostra um cartucho de filme químico, e saindo dele o filme que mosta separadas as varias láminas que o compõem, como exemplo para que aprenda fotografia com a prática

2) Caso de ser uma câmera fotográfica digital das que usam sensor eletrônico:

No caso de uma câmera digital (compacta ou não)

Uma Lente (sempre montada à frente da câmera)

Um Diafragma (geralmente construido dentro da lente)

Um Obturador (sempre está diante do elemento sensor à luz no caso de sensor eletrônico)

Um Sensor Eletrônico (que transforma a luz em impulsos eletrônicos a serem processados pelo microprocessador da câmera)

Imagem que mostra um sensor de imagem do tipo CMOS, que são os mais usados na atualidade, por menor consumo energêtico, e serem mais baratos de fabricação, como exemplo para que aprenda fotografia com a prática

Estas duas fotografias, a de cima do lado direito, é uma imagem muito familiar para todos os que alguma vez mexeram com uma câmera clássica de filme negativo para fazer revelação e tirar as fotos em cartolina, e positivo para fazer as diapositivas. Já a imagem de baixo é uma fotografia aumentada, do sensor eletrônico de uma câmera digital. Aprenda fotografia.

2.1.- A lente da câmera

A lente da câmera é na verdade, o que diz da qualidade da câmera seja ela analógica de filme, ou digital, porque dependendo da sua qualidade e precisão de fabricação, e da qualidade do cristal usado, a lente será mais ou menos luminosa, produzirá menor deformação nas imagens, etc.

As lentes são cristais talhados e formados com alta precisão, e os cristais sao montados sobre um suporte metálico que é o corpo da lente, e que está provido de mecanismos de ajuste para enfoque e também possui o diafragma incorporado neste corpo metálico.

As lentes poden ser de muitos tipos de acordo a aplicação que seja dada, mas oa mais usados sao três tipos, e de acordo à sua DF (distância focal), eles são chamados assim:

  • Lente grande angular (DF entre 24 e 35 milímetros normalmente se bem que há ate de 7,5 milímetros ) 
  • Lentes normais (DF 35 e 50 milímetros normalmente, se bem que há outras distâncias próximas a estas dependendo do fabricante)
  • Lentes tele objetivas (DF 75 ate 200 milímetros os mais normais, mas há tele objetivas de ate 2000 milímetros)   

Por outro lado dependendo do tipo de câmera, as lentes podem ser de dois formatos geralmente que são:

  • Lentes fixas montadas pelo fabricante diretamente sobre  o corpo da câmera (este é o normal na metade das câmeras vendidas)
  • Lentes cambiáveis das câmeras do tipo DSLR, e que são vendidas independentemente do corpo da câmera, porque são intercambiaveis acordo à necesidade da fotografia.
Imagem que mostra na vertical, três objetivas das mais usuais, que são a de 500 milímetros, um grande angular, e uma teleobjetiva, como exemplo para que aprenda fotografia com a prática

2.1.1.- Como funciona o numero (f) do diafragma 

O critério que seguem os valores de (f) é dobrar a abertura do valor anterior, assim começando pela abertura máxima:

Valores mais normais do número de diafragma

f = 1  É a maior abertura possível do diafragma de qualquer câmera

f = 1.4 Tem aproximadamente o dobro de superficie que o f = 1.8

f = 1.8 Tem aproximadamente o dobro de superficie que o f = 2

f = 2 Tem aproximadamente o dobro de superficie que o f = 2.8

f = 2.8 Tem aproximadamente o dobro de superficie que o f = 4

f = 4 Tem aproximadamente o dobro de superficie que o f = 5.6

f=5.6 Tem aproximadamente o dobro de superficie que o f = 8

f = 8 Tem aproximadamente o dobro de superficie que o f = 11

f = 11 Tem aproximadamente o dobro de superficie que o f = 16

f =16 Tem aproximadamente o dobro de superficie que o f = 22

f = 22 Tem aproximadamente o dobro de superficie que o f = 32

f = 32 É geralmente o valor do diafragma de menor abertura que uma câmera pode ter

Você deve assimilar que a maior número (f) é a abertura de diafragma mais fechada, e ao contrário o menor número (f) indica maior abertura de diafragma, assim:

Vodê deve assimilar que a abertura do diafragma é a medida da quantidade de luz que queremos deixar entrar da lente para a câmera, ou seja, a área da abertura, é a luz que entra na câmera.

No vídeo anterior verá facilmente o funcionamento do diafragma da câmera, quer dizer, da lente de uma câmera fotográfica. Pode ser ajustado de forma manual ou automática, à vontade.

2.2.- Obturador e como funciona

O obturador é o elemento da câmera, que serve para controlar o tempo que a luz incide sobre o elemento sensor, seja este um filme, ou um sensor eletrônico nas câmeras digitais.

O obturador e o diafragma, devem funcionar perfeitamente sincronizados. A câmera fecha o diafragma até o (f) ajustado, e juntamente mantém aberto o obturador, o tempo ajustado no seletor da câmera.  

O conceito que terá que memorizar, é que o tempo que está aberto o obturador, é medido em segundos e frações de segundo, ou seja, uma velocidade de obturador 1 quer dizer que fica aberto 1 segundo, e uma velocidade de obturador 125, significa que permanecerá aberto por 1/125 de segundo.

A velocidade do obturador pode variar de umas câmeras para outras dependendo da marca e do tipo, mas como informação válida indicar que pode variar entre 30 segundos e 1/8000 de segundo nas câmeras boas profissionais, mas existem câmeras especiais com faixa de tempo mais lentas e mais rápidas.

O formato ou tamanho dos sensores pode variar geralmente entre os mais pequenos de 1/2,5 de polegada e o maior FX (full framede) de 36x24  milímetros, que é o mais próximo ao formato do filme antigo de 35x24 milímetros.

Também variam bastante a sensibilidade que se mide na escala ISO, e resolução que se mede em Megapixels (Mpx). Sempre para uma mesma quantidade de Mpx, terá melhor resolução os de maior formato do que os de pequeno formato.

Assim deve assimilar que nem sempre um maior número de Megapixels é sinônimo de melhor resolução, porque ela depende bastante do formato do sensor e não só da quantidade de Megapixels.

2.3.- A sensibilidade ISO

A sensibilidade se mede pela escala ISO padronizada mundialmente, e que varía normalmente entre ISO100 e ISO8000, se bem que existem câmeras com sensores que atingem o ISO 50.000.

Clique no botão acima para ver tudo o que precisa conhecer a respeito da sensibilidade ISO, da resolução dos sensores eletrônicos, e como varia o formato deles, além de outras características dos sensores e de sua fabricação. 

Também vai encontrar informação de como pode afetar o tamanho ou formato, do sensor à qualidade das fotografias.

Imagem de um grafico que mostra todos os formatos dos sensores de imagem, utilizados pelos fabricantes  de câmeras, como exmplo para que aprenda fotografia com a prática

Não precisa fazer grandes investimentos para começar, basta com uma câmera digital recondicionada que pode adquirir numa loja especializada que mereça sua confiança.

Isso sim, ou recomendo que você comece a fotografar usando a câmera no manual, pois esse é o melhor caminho para adquirir experiência, e aprender dos próprio erros.

Espero que este artigo tenha conseguido transmitir a você os princípios fundamentais, que aprenda fotografia, e como utiliza-los, para começar a praticar a com a câmera que tiver ou até com seu celular, pois o mais importante sempre é começar e se iniciar neste apaixonante campo que é a fotografia, em todas suas variantes.  

Se gostou do artigo compartilhe nas redes sociais e com seus colegas, dê sua votação nas estrelinhas abaixo ou no topo à esquerda,  e deixe seu comentário acessando o formulário abaixo, no final da página.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (21 votes, average: 3,95 out of 5)

Loading...

Este site usa cookies próprios e de terceiros para recopilar informação estatistíca, e mostrá-lhe publicidade relacionada com sua preferência, gerada a partir das suas pautas de navegação. Caso de continuar navegando, consideramos que aceita esta utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close