Técnicas e Dicas para Melhorar a Composição Fotográfica

By clopezso | Técnicas

Composição Com Mais Qualidade

Num artigo anterior tratei sobre a importância de  aprender a observar mais para melhorar a composição e recomendo dar uma olhada nele, para descobrir dicas e técnicas que van melhorar a composição. A principal sacada é aprender a observar mais e disparar menos.  

É fundamental para todo fotografo ficar semper atualizado e aplicar em suas composições, qualquer técnica que aumente a qualidade de susas fotografias. Isso envolve fazer uma composição com mais qualidade.

Fotografía noturna del Parlamento de Budapeste.  A fotografia exemplo de observação para compor a fotografia, e disparar menos.


Parlamento de Budapeste (Hungría) no rio Danúbio, iluminado à noite.

Tem que pensar o que quer transmitir nessa fotografia, e partindo deste ponto, tomar una decisión de como fazer a composição para conseguir o resultado desejado. Quer dizer, una forma de combinar todos los objetos, pessoas e outros detalhes que estão no cenário e, que vão aparecerán na fotografia. Uma coisa indispensável é aprender a observar mais e disparar menos.

Bem provável que você conheça o conjunto de regras e técnicas que há sobre a composição fotográfica, como são:

  • Regra dos terços
  • Hacer horizonte 
  • Da mirada
  • O contraste
  • Simetria
  • Triângulo de exposição
  • Etc.

Mesmo que estas regras costumam ser bem úteis, também podem resultar um tanto aborrecedoras por serem algumas delas difíceis de entender. Portanto, vou expor outras técnicas e dicas práticas, para fazer boas composições de imagens de forma fácil e rápida, que vão te ajudar a obter resultados surpreendentes, de forma quase imediata.    

1.- Faça Melhor Composição Usando Lentes de Focal Fixa

De preferência use lentes de focal fixa em vez de lentes de focal variável, como são as que conhecemos como lentes zoom. Isto porque a lente de focal fixa vai-nos obrigar a nos movimentar e a observar muito mais e, portanto, isso fará melhorar nossa composição.

Ou seja, ao te obrigar a se deslocar, inconscientemente você força muito mais sua observação para fazer a composição e, transmitir o quer na fotografia. Também esta “limitação de focagem”, vai estimular a criatividade condicionada pela necessidade de se movimentar.

Quer dizer, se você acabar criando o hábito de usar lentes de focagem fixa, isso a mais de desenvolver sua criatividade, de algum jeito fará você se sentir como parte integrante do cenário, na hora de compor sua fotografia. É preciso juntar a isto tudo, a necessidade de aprender a observar mais e dispara menos.

Lente de focal fixa 50 mm, f / 1.4, recomendável usar para se movimentar e fazer melhor composição.

Lente de focal fixa de 50 mm ef / 1.4 

Uma referência que semper nos ajuda na tarefa de melhorar a qualidade de nossas fotografias é que, como qualquer obra artística, uma boa fotografia deve falar simultaneamente:

  • Ao intelecto pela impecável ejecução técnica
  • Aos sentidos a traves do prazer estético onde a composição joga um papel decisivo
  • À emoção a traves da capacidade de transmitir uma mensagem, envolvendo desta forma, ao individuo com a realidade, com a essência de seu próprio ser, e a dos seus semelhantes

2.- Aproveite ao Máximo os Recursos do Cenário

Semper que fizer sua composição procure conseguir um resultado equilibrado e harmonioso. Isso significa que você se deverá concentrar em posicionar todos os elementos do cenário da forma mais correta na composição, para que una imagen transmita o que você desejar.

Você deve usar o principio da simplicidade na composição, com o conceito de que menos é mais. Elimine todos aqueles elementos que possam distrair a atenção de quem vê a fotografia. Desta forma plasmará em sua fotografia o que você quer transmitir com a imagem.

Praça popular de Praga (Eslováquia), mostra predios históricos muito bonitos.  Exemplo de composição simples e harmoniosa.

Praça popular de Praga (Eslováquia)

Em todo cenário há infinidade de linhas e formas por toda parte, e saber aproveitá-las ajuda muito a fazer uma boa composição fotográfica.

Alem das linhas e formas há outros recursos que podem ser aproveitados, como uma estrada ou um caminho tortuoso traçados sobre a ladeira duma montanha, os contra luzes aproveitando o Sol de manhã ou da tarde, as sombras criadas pelo Sol, os prédios, etc.

No caso dos prédios as linhas podem ser verticais, horizontais, inclinadas, retas, curvadas ou uma combinação delas. Assim dependendo de como sejam usadas estas linhas nos permitem transmitir efeitos tais como força, dinamismo, e dirigir a mirada do espectador a traves da imagem. Como sempre, não esqueça a importância de aprender a observar mais e disparar menos.

3.- Precisa se Movimentar 

É praxe que os fotógrafos novatos tenham a tendência de fazer suas fotografias, desde o local onde se encontram, usando lentes de focais variáveis, quer dizer, usando lentes zoom mesmo que os objetos se encontrem próximos.

Isto pela comodidade que representa não ter que se deslocar para focalizar perfeitamente e, tirar a fotografia desejada. Posso assegurar que isso é um crasso erro porque há uma regra tácita na linguajem fotográfica que diz mais ou menos isto, “caso uma fotografia não seja bastante boa é devido a que você não estava o bastante perto”.

Jacarés devorando carniça no Pantanal do Mato Grosso.  Exemplo de fotografia mostrando que se aproximar do cenário, ajuda a observar mais e dispara menos.

Refeição de jacarés. Pantanal do Matogrosso - Brasil

Portanto, como indico no ponto um acima, se habitue a usar lentes de focal fixa, para se garantir de estar semper perto do cenário e fazer boas fotografias. Some a isto aprender a observar mais e disparar menos, e aumentará sua criatividade.

Quando estiver fazendo sua composição, jamais aceite o que esteja vendo pelo visor ou display, desde o local onde se encuentra, seja exigente consigo mesmo.

Se aproxime ou distancie do cenário, suba ou desça seu ponto de vista, mas nunca deixe de experimentar outras perspectivas. Analizar e estude o enquadramento, vertical u horizontal, com qual fica melhor essa fotografia, para transmitir o que você deseja, e semper aplique sua criatividade terá surpresas agradáveis.

No caso de fotografar animais, domésticos ou selvagens, não seja medroso porem sempre tome as necessárias medidas de segurança e, jamais assuma riscos desnecessários. Deste jeito poderá se aproximar o suficiente para conseguir boas fotografias, sem estar submetido a situações arriscadas.

4.- Imagine sua Composição em Três Dimensões

Toda vez que inicie una composición de una fotografía deve pensar en tres dimensiones, es decir, porque todos los cenários reales têm três dimensiones, que vamos a transformar em duas con una fotografía.

Assim, partindo desta realidade devemos considerar que, os objetos do cenário terão diferentes planos de focagem. Portanto, para conseguir uma composição equilibrada com os elementos que apareçam nela, não somente os que estejam em primeiro termo bem focalizados, mas também os outros, porque a fotografia representa o cenário de três dimensões.

Não fique limitado pensando em duas dimensões para susas fotografias, porque brincando com os diferentes planos de focagem, conseguirá fotografias espetaculares.  

Fotografia aérea da paisagem montanhosa completamente nevada en Europa Central.  Exemplo de composição simples que transmite a sensação de estar voando sobre un paisagem.

Europa Central - Montañas nevadas

Esta idéia se aplica também à profundidade de campo para dar um equilíbrio perfeito e harmonizar sua fotografia, com outros elementos que se encontram a distâncias diferentes do primeiro plano.

Neste sentido existem muitas possibilidades, mas certamente a mais usada seja fazer uma focagem seletiva do objeto do cenário que desejamos destacar como protagonista principal na composição.

Homem pescando numa praia sem gente eo mar calmo.  Exemplo de como usar os planos de enquadramento.

Praia quase deserta e mar acalmado, boa pescaria.

Usando adequadamente una profundidad de campo, quer dizer, deixando desfocado o primeiro plano eo plano do fundo e, focalizando perfeitamente à pessoa, ela será protagonista e ficará bem destacada.

Imagem de uma mulher que destaca sobre un paisagem.  Ejemplo de como usar a profundidade de campo na composição.

Destacando o protagonista no cenário

5.- Aprenda a Limitar seus Disparos

Quero fazer um intermédio antes de continuar com este item. Trata-se de dar uma idéia a respeito do temo " Paparazzi ", pelo jeito este termo que identifica essa categoria de fotógrafos malucos, que ficam atrás das pessoas famosas, tirando fotos delas de tudo jeito, se elas gostam quanto se não.

¡Pois bem! O termo Paparazzi foi used por primeira vez no filme La Dolce Vita (A doce Vida), do Federico Fellini, e interpretada pelo Marcelo Mastroianni e Anita Ekberg. 

Paparazzi associou-se ao fotografo chamado Signore Paparazzo  (Senhor Xereta em português), que no filme acompanha ao Marcello Mastroianni e fazia fotografias adoidado, ea partir desse filme de 1960, ficou popular o termo Paparazzi. Aliás, na língua italiana o plural de Paparazzo é precisamente Paparazzi.

Agora volto de novo à redação deste item quinto, que sob minha opinião precisava previamente desta longa explicação.

Como seja que como cámaras digitales atuais de certa qualidade, permitem fazer fotografia que nem metralhadora, é preciso aprender a moderar esse "instinto" de tirar fotografias praticamente iguais umas com outras.

Como indico neste outro artigo Aprender a Observar mais para Melhorar a Composição , se trata de aprender a observar mais e disparar menos. Devemos aprender a aprovechar melhor tanto os recursos das nossas ferramentas (câmera, lentes, tripé, etc.) quanto os cenário e todo existente nele. Somente assim nossas fotografias alcançaram uma qualidade ótima e profissional.

Um monte de fotógrafos paparazzi apontando suas câmeras para o cenário, à procura de imagens exclusivas.

Fotógrafos paparazzi ( commonswiki )

Agora chega o porquê da explicação que fiz no começo deste item. Não se sinta que nem Paparazzi fazendo fotografias sem controle à procura de exclusividade.

Pense detidamente cada fotografía a fazer ... O quê você querrá transmitir com una fotografía, dedique mais atenção e tempo à composição, pense bem o que está a fazer e, organice correctamente todos los elementos.    

6.- Mais Algumas Dicas Úteis 

Como sucedió en una calificación profesional, en una fotografía há en números trucos, dicas e macetes, más o menos usados por cada fotógrafo. Pessoalmente eu uso entre outros, estes três com mais freqüência que mesmo simples e pequenos vão te ajudar a compor a fotografias de forma fácil e rápida:

  • Toda vez que tiver que compor uma fotografia, se houver no cenário vários elementos semelhantes, é recomendável escolher um número impar. Isso porque o número impar ajuda à composição por serem mais dinâmicos. Especificamente o número três, funciona à perfeição para fazer composição, por ser um número simples como todo o que ajuda nesta tarefa.
  • Cropar as fotografias na pós-produção se torna um recurso habitual para eliminar coisas que sobram, areas com iluminação ou tonalidade diferente, etc. Nuca sinta remorso e nem vergonha por fazer isso, aliás, leve-o em consideração semper que estiver compondo suas fotografias . Quer dizer, deixe espaço sobrando ao redor da fotografia, desta forma evitará que a composição fique afetada hair cropado.  
  • Esta última dica mesmo que simples, é mais importante do que à partida aparenta. Trata-se de eliminar la pantalla LCD y no visor da câmera, todo tipo de texto e ícones que pueden distraer su atención de importancia, que se centra en la composición.
Três janelonas atrás do altar em uma catedral gótica, envidraçadas com peças lindamente decoradas.  Exemplo de como usar o número três para harmonizar a composição ..

O número impar três ajuda à composição, pois é simples e dinâmico

7.- Usar Enquadramentos

Um dos melhores recursos que temos para una composición, são os enquadramentos porque ressaltam o elemento principal, ajudando a manter a look inside da fotografia. Também ajuda a centrar a atenção do observador na cena enquadrada, e à manter por mais tempo centrada sin motivo principal.

Detalhes arquitetônicos do Antonio Gaudí, no Parque Güell.  Exemplo de enquadramento usando parte del cenário natural.

Enquadramento de detalhes arquitetônicos. Parque Güell de Barcelona - Espanha

Os enquadramentos são uma das melhores formas de captar e dirigir a look do espectador para os elementos principais do cenário. Servem também para dar:

  • Profundidade
  • Perspectiva à imagem
  • Destacar os elementos enquadrados
  • Acrescentar diferentes planos de focagem na mesma imagem
  • Acrescentar informação adicional no conteúdo do cenário  

Portanto, acredite o uso deste elemento tão simples como é o enquadramento, não têm desperdiço porque todo são vantagens facilitando a composição e melhorar a qualidade das fotografias.

8.- Conclusão

Resumindo o conteúdo, o primeiro é aprender a observar mais e disparar menos, para aproveitar melhor nossas fotografias.

Desenvolver nossa criatividade e melhorar a qualidade das fotografias, exige se habituar a usar lentes de focal fixa.

É importante considerar que a fotografia, como qualquer obra de arte, terá qualidade se consegue transmitir sua mensagem para:

  • O intelecto
  • Os sentidos
  • Provocar emoção no espectador

Explorar ao máximo os recursos que há no cenário para fazer a composição, para transmitir o que desejamos na fotografia.

É importante se deslocar, para conseguir as melhores focagens. Aproximar-nos o suficiente da pessoa ou objeto, para destacá-lo na fotografia.

Se habitue a pensar em três dimensões, para fazer boa composição. Isso significa brincar com os diferentes planos e perspectivas, para conseguir fotografías impresionantes.

Controlar o “instinto de atirador franco”, quer dizer, aprender a observar mais e disparar menos aproveitando melhor os disparos fotográficos. Não se trata de ser perfeitos paparazzi, procurando uma exclusiva, se trata de fazer fotografias de qualidade.

Utilizar corretamente os enquadramentos, pois eles são os mais simples e melhores recursos para fazer composição.

Sempre que no cenário tiver vários elementos semelhantes, arranje a disposição deles para incluir três na composição.

Depois de feita a fotografia trabalhe na pós-produção com um editor de imagens. Principalmente cropar as margens para eliminar partes indesejadas, que possam desviar à atenção do espectador.

Agora gostaria da vossa contribuição, dos vossos comentários e sugestões, vossas dicas para ajudar a melhorar a qualidade das composições.

Espero que este artigo seja útil para todos vocês, e ficarei muito grato se compartilha o conteúdo seus com colegas. Até o próximo artigo!

Este site usa cookies próprios e de terceiros para recopilar informação estatistíca, e mostrá-lhe publicidade relacionada com sua preferência, gerada a partir das suas pautas de navegação. Caso de continuar navegando, consideramos que aceita esta utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close