Menu

Técnicas e Dicas para Melhorar a Composição Fotográfica

By clopezso | Técnicas

Composição Com Mais Qualidade

Num artigo anterior tratei sobre a importância de  aprender a observar mais para melhorar a composição e recomendo dar uma conexão nele, para descobrir dicas e técnicas que van melhorar a composição. A principal sacada é aprender a observar mais e disparar menos.  

É fundamental para todo fotógrafo ficar sempre atualizado e, aplicar em composições, qualquer técnica que aumente a qualidade de suas fotografias. Isso envolve fazer uma composição com mais qualidade.

Fotografia noturna do Parlamento de Budapeste.  A fotografia exemplo de observação para compor a fotografia, e disparar menos.


Parlamento de Budapeste (Hungría) no rio Danúbio, iluminado à noite.

Tem que pensar o que quer transmitir nessa fotografia, e partindo deste ponto, tomando uma decisão de como fazer a composição para conseguir o resultado desejado. Quer dizer, uma forma de combinar todos os objetos, pessoas e, outros detalhes que estão no cenário e, que aparecerão na fotografia. Uma coisa indispensável é aprender a observar mais e, disparar menos.

Bem, pois você conhece o conjunto de, regras e técnicas, que há sobre a composição fotográfica, como são:

  • Regra dos terços
  • regra do horizonte 
  • da mirada
  • ó contraste
  • Simetria
  • Triângulo de exposição
  • etc.

Mesmo que essas regras costumem ser bem úteis, também podem resultar um tanto aborrecedoras por serem algumas delas difíceis de entender. Portanto, vou expor outras técnicas e dicas práticas, para fazer boas composições de imagens de forma fácil e rápida, que vão te ajudar a obter resultados surpreendentes, de forma quase imediata.    

1.- Faça Melhor Composição Usando Lentes de Focal Fixa

De preferência, use lentes de foco fixo em vez de lentes de variável focal, como são as que usamos como lentes de zoom. Isto porque a lente de fixação focal vai-nos obrigar a nos movimentar e, a observar muito mais e, portanto, isso melhorará nossa composição.

Ou seja, sendo forçado a deslocar-se, inconscientemente você força muito mais sua observação para fazer a composição e, transmitir o que deseja na fotografia. Também esta “limitação de focagem”, vai estimular a criatividade, condicionada pela necessidade de se movimentar.

Quer dizer, se finalmente você acaba criando o hábito de usar lentes de focagem fixa, isso a mais de desenvolver sua criatividade, de alguma forma fará com que você se sinta como parte integrante do cenário, na hora de compor sua fotografia. É preciso juntar a isto tudo, a necessidade de aprender a observar mais e disparar menos.

Lente de fixação focal 50 mm, f/1.4, recomendável usar para se movimentar e fazer a melhor composição.

Lente de fixação focal de 50 mm ef / 1.4 

Uma referência que sempre nos ajuda na tarefa de melhorar a qualidade de nossas fotografias é que, como qualquer obra artística, uma boa fotografia deve falar simultaneamente:

  • Ao intelecto, pela impecável execução técnica
  • Aos sentidos, a traves do prazer estético onde a composição joga um papel decisivo
  • À emoção, a traves da capacidade de transmitir uma mensagem, envolvendo desta forma, ao individuo com a realidade, com a essência de seu próprio ser e, os seus semelhantes

2.- Aproveite ao Máximo os Recursos do Cenário

Sempre que faça sua composição, procure obter um resultado equilibrado e harmonioso. Isso significa que você deve se concentrar em posicionar todos os elementos do cenário, da forma mais correta na composição, para que uma imagem transmitida o que você deseja.

Você deve usar o princípio da simplicidade na composição, como conceito de que menos é mais. Elimine todos aqueles elementos que possam atrair a atenção de quem vê a fotografia. Desta forma plasmará em sua fotografia o que você quer transmitir com a imagem.

Praça popular de Praga (Eslováquia), mostra predios históricos muito bonitos.  Exemplo de composição simples e harmoniosa.

Praça popular de Praga (Eslováquia)

Em todo o cenário há inserido de linhas e formas por toda a parte, e saber aproveitá-las ajuda muito a fazer uma boa composição fotográfica.

Além das linhas e formas, há outros recursos que podem ser aproveitados, como uma estrada ou um caminho tortuoso traçados sobre a escada duma montanha, os contra luzes aproveitando o Sol de manhã ou da tarde, as sombras criadas pelo Sol, os prédios, etc .

No caso dos prédios as linhas podem ser verticais, horizontais, inclinadas, retas, curvadas, ou uma combinação delas. Assim dependendo de como sejam usadas estas linhas, nos permitem transmitir efeitos tais como força, dinamismo, e dirigir a mirada do espectador a travessas da imagem. Como sempre, não esqueça a importância de aprender a observar mais e disparar menos.

3.- Precisa se Movimentar 

É praxe que os fotógrafos novos tenham a tendência de fazer suas fotografias, desde o local onde se encontram, usando lentes de focais variáveis, quer dizer, usando lentes de zoom mesmo que os objetos se encontrem próximos.

Isto pela comodidade que representa não ter que se deslocar para focalizar perfeitamente e, tirar a fotografia desejada. Posso assegurar que isso é um crasso porque erro há uma regra tácita na linguagem fotográfica que diz mais ou menos isto, “caso uma fotografia não seja bastante boa é devido a que você não estava o bastante perto”.

Jacarés devorando carniça no Pantanal do Mato Grosso.  Exemplo de fotografia mostrando que se aproximar do cenário, ajuda a observar mais e disparar menos.

Refeição de jacarés. Pantanal do Matogrosso - Brasil

Portanto, como indicado no ponto um acima, habitue-se a usar lentes de fixação focal, para se garantir de estar sempre perto do cenário e, fazer boas fotografias. Some a isto aprender a observar mais e disparar menos e, aumentará sua criatividade.

Quando estiver fazendo sua composição, jamais aceite o que esteja vendendo pelo visor ou display, desde o local onde se encontrar, seja exigente consigo mesmo.

Seja próximo ou distante do cenário, suba ou desça seu ponto de vista, mas nunca deixe de experimentar outras perspectivas. Analise e estude o enquadramento, vertical u horizontal, com qual fica melhor essa fotografia, para transmitir o que você deseja e, sempre aplique sua criatividade e, terá surpresas gratas.

No caso de animais, animais domésticos ou selvagens, não seja medroso porem sempre tome as medidas de segurança necessárias e, jamais assuma riscos necessários. Deste jeito poderá se aproximar o suficiente para conseguir boas fotografias, sem estar sujeito a situações arriscadas.

4.- Imagine sua Composição em Três Dimensões

Toda vez que iniciar uma composição de uma fotografia deve pensar em três dimensões, porque todos os cenários reais têm três dimensões, que vamos nos transformar em duas com uma fotografia.

Assim, partindo desta realidade, devemos considerar que, os objetos do cenário terão diferentes planos de focagem. Portanto, para obter uma composição equilibrada com os elementos que premiam nela, não somente os que estejam em primeiro termo bem focalizados, mas também os outros, porque a fotografia representa o cenário de três dimensões.

Não fique limitado pensando em duas dimensões para suas fotografias, porque brincando com os diferentes planos de focagem, conseguirá fotografias espetaculares.  

Fotografia aérea da paisagem montanhosa completamente nevada na Europa Central.  Exemplo de composição simples que transmite a sensação de estar voando sobre uma paisagem.

Europa Central - Montanhas Nevadas

Esta ideia se aplica também à profundidade de campo , para dar um equilíbrio perfeito e, harmonizar sua fotografia, com outros elementos que se encontram a distâncias diferentes do primeiro plano.

Neste sentido existem muitas possibilidades, mas certamente a mais usada seja fazer uma focagem seletiva do objeto do cenário que desejamos destacar como protagonista principal na composição.

Homem pescando numa praia sem gente e mar calmo.  Exemplo de como usar os planos de enquadramento.

Praia quase deserta e mar acalmado, boa pescaria.

Usando uma profundidade de campo, quer dizer, deixando desfocado o primeiro plano e o plano do fundo e, focalizando perfeitamente à pessoa, ela será protagonista e ficará bem destacada.

Imagem de uma mulher que se destaca sobre uma paisagem.  Exemplo de como usar a profundidade de campo na composição.

Destacando o protagonista no cenário

5.- Aprenda a Limitar seus Disparos

Quero fazer um estágio antes de continuar com este item. Trata-se de dar uma ideia a respeito do temo " Paparazzi ", pelo jeito este termo que identifica essa categoria de fotógrafos malucos, que ficam atrás das pessoas famosas, tirando fotos delas de tudo jeito, se elas gostam quanto se não.

¡Pois bem! O termo Paparazzi foi usado pela primeira vez no filme La Dolce Vita (A doce Vida), de Federico Fellini, e interpretado por Marcelo Mastroianni e Anita Ekberg. 

Paparazzi associou-se ao fotógrafo chamado Signore Paparazzo  (Senhor Xereta em português), que no filme acompanha ao Marcello Mastroianni e fazia fotografias adoidado, e a partir desse filme de 1960, ficou popular o termo Paparazzi. Aliás, na língua italiana o plural de Paparazzo é precisamente Paparazzi. 

Agora volto de novo à redação deste item quinto, que sob minha opinião previa, desta longa explicação.

Como seja que como câmeras digitais atuais de certa qualidade, permita fazer fotografia que nem metralhadora, é preciso aprender a moderar esse "instinto" de tirar fotografias praticamente iguais umas com outras.

Como indico neste outro artigo Aprender a Observar mais para Melhorar a Composição , se trata de aprender a observar mais e disparar menos. Devemos aprender a aproveitar melhor tanto os recursos das nossas ferramentas (câmera, lentes, tripé, etc.) quanto ao cenário e todo o existente nele. Somente assim nossas fotografias alcançaram uma qualidade ótima e profissional.

Um monte de fotógrafos paparazzi aponta suas câmeras para o cenário, à procura de imagens exclusivas.

Fotógrafos paparazzi ( commonswiki )

Agora chega o porquê da explicação que fiz no começo deste item. Não se sente que nem Paparazzi tirando fotos sem controle à procura da exclusividade.

Pense detidamente cada fotografia a fazer ... O que você quer transmitir com uma fotografia, dedique mais atenção e tempo à composição, pense bem o que está a fazer e, organice corretamente todos os elementos.    

6.- Mais Algumas Dicas Úteis 

Como acontece numa calificação profissional, em uma fotografia há vários truques, dicas e macetes, mais ou menos usados por cada fotógrafo. Pessoalmente eu uso entre outros, estes três com mais frequência, que mesmo simples e pequenos, vão te ajudar a compor a fotografias de forma fácil e rápida:

  • Toda vez que tiver que compor uma fotografia, se não houver cenário com vários elementos semelhantes, é recomendável escolher um número impar. Isso porque o número impar ajuda à composição por serem mais dinâmicos. Especificamente o número três, funciona à perfeição para fazer composição, por ser um número simples como todo o que ajuda nesta tarefa.
  • Cropar as fotografias na pós-produção se torna um recurso habitual para eliminar coisas que sobram, áreas com iluminação ou tonalidade diferente, etc. Nuca sente remorso e nem vergonha por fazer isso, aliás, leve-o em consideração sempre que estiver compondo suas fotografias . Quer dizer, deixe espaço sobrando ao redor da fotografia, desta forma evitará que a composição fique apoiada no cabelo cortado.  
  • Esta última dica mesmo que simples, é mais importante do que à partida parece. Trata-se de remover a tela LCD e o visor da câmera, todo tipo de texto e ícones que podem distrair sua atenção de importância, que se concentra na composição.
Três janelonas atrás do altar em uma catedral gótica, envidraçadas com peças lindamente decoradas.  Exemplo de como usar o número três para harmonizar a composição ..

O número impar três ajuda à composição, pois é simples e dinâmico

7.- Usar Enquadramentos

Um dos melhores recursos que temos para uma composição, são os contextualizados porque ressaltam o elemento principal, ajudando a manter um olhar dentro da fotografia. Também ajuda a centrar a atenção dos observadores na cena enquadrada, e a manter por mais tempo centrado no motivo principal.

Detalhes desenhados do Antonio Gaudí, no Parque Güell.  Exemplo de enquadramento usando parte do cenário natural.

Enquadramento de detalhes projetados. Parque Güell de Barcelona - Espanha

Os cenários são uma das melhores formas de captar e atrair o olhar do espectador para os elementos principais do cenário. Servem também para dar:

  • profundidade
  • Perspectiva à imagem
  • Destacar os elementos enquadrados
  • Acrescentar diferentes planos de focagem na mesma imagem
  • Acrescentar informações adicionais no conteúdo do cenário  

Portanto, acredite no uso deste elemento tão simples como é o enquadrado, não têm desperdiço porque todo são vantagens facilitadas a composição e melhoram a qualidade das fotografias.

8.- Conclusão

Resumindo o conteúdo, o primeiro é aprender a observar mais e disparar menos, para aproveitar melhor nossas fotografias.

Desenvolver nossa criatividade e melhorar a qualidade das fotografias, exige se habituar a usar lentes de fixação focal.

É importante considerar que a fotografia, como qualquer obra de arte, terá qualidade se conseguir transmitir sua mensagem para:

  • o intelecto
  • os sentidos
  • Provocar emoção no telespectador

Explorar ao máximo os recursos que há no cenário para fazer a composição, para transmitir o que desejamos na fotografia.

É importante se deslocar, para conseguir as melhores focagens. Aproximar-nos o suficiente da pessoa ou objeto, para destacá-lo na fotografia.

Se habitue a pensar em três dimensões, para fazer boa composição. Isso significa brincar com os diferentes planos e perspectivas, para conseguir fotografias impressionantes.

Controlar o “instinto de atirador franco”, quer dizer, aprender a observar mais e disparar menos aproveitando melhor os disparos fotográficos. Não se trata de ser paparazzi perfeito, procurando uma exclusiva, se trata de fazer fotografias de qualidade.

Utilizando corretamente os enquadramentos, pois eles são os mais simples e melhores recursos para fazer composição.

Sempre que nenhum cenário tenha vários elementos semelhantes, organize a disposição deles para incluir três na composição.

Depois de feita a fotografia trabalhe na pós-produção com um editor de imagens. Principalmente cortar as margens para eliminar partes indesejadas, que podem desviar a atenção do espectador.

Agora gostaria da vossa contribuição, dos vossos comentários e sugestões, vossas dicas para ajudar a melhorar a qualidade das composições.

Espero que este artigo seja útil para todos vocês, e ficarei muito grato por compartilhar o conteúdo de seus colegas. Até o próximo artigo!

error: Content is protected !!

Este site usa cookies próprios e de terceiros para recopilar informação estatistíca, e mostrá-lhe publicidade relacionada com sua preferência, gerada a partir das suas pautas de navegação. Caso de continuar navegando, consideramos que aceita esta utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close