Câmeras

Câmeras Fotográficas Digitais

A respeito de câmeras fotográficas digitais, não é minha intenção escrever um manifesto sobre os tipos de câmeras. Basicamente vou apresentar uma guia dos tipos que existem para ajudar o amador a entender as diferenças entre eles. Para aprender mais sobre fotografia recomendo ver este artigo Começar Aquí

1.- Câmeras Fotográficas Digitais

As câmeras analógicas de filme tinham grandes limitações, se comparadas com as atuais digitais. Portanto, os fabricantes tiveram que se adaptar à revolução digital para sobreviver no mercado.

Isso não foi uma nova tendência ou moda, foi mais bem uma imposição tecnológica da Era Digital atual.

Assim a revolução Tecnológica Digital, afetou a todas áreas industriais, e portanto à das câmeras, que mudaram radicalmente.

As câmeras fotográficas digitais ganharam infinitas possibilidades, que ate essa transformação, jamais tiveram em toda sua historia analógica.

Portanto, a conseqüência direta desta revolução eletrônica, foi e continua sendo, a criação de novos tipos de câmeras fotográficas digitais.

2.- Tipos De Câmeras Digitais

Vamos ver os tipos de câmeras que existem, para lhe ajudar a entender as diferenças entre uns e outros.  A finalidade é evitar que você acabe confundido com tecnicismos e marketing.

Quando olhamos as características técnicas, ou um vídeo promocional de câmeras fotográficas, geralmente sofremos “um ataque despiadado” com uma serie de palabvras sem sentido, e quase sempre em inglês (EVIL, BRIDGE, MIRROR LESS, POINT AND SHOT, DSLR, VIEWFINDER, etc.).

Para ajudá-lo vou começar fazendo uma clasificação dos tipos de câmeras fotográficas digitais existentes, mesmo que isso seja bastante relativo. Isto porque clasificar coisas depende de quem analise e faça a clasificação.

Assim vou fazer uma clasificação dos tipos de câmeras fotográficas digitais, considerando os criterios mais usados na linguajem fotográfica.

Assim atendendo principalmente a:

  • Tamanho do corpo
  • Formato do sensor
  • Funcionalidades
  • Grau de automatização

Com esses criterios de clasificação, temos básicamente quatro tipos de câmeras fotográficas digitais perfeitamente diferenciadas.

2.1.- Câmeras compactas

2.2.- Câmeras compactas avançadas/intermediárias/bridge/ super zoom/Mirrorless

2.3.- Câmeras reflex ou DSLR (Digital Single Lens Reflex)

2.4.- Câmeras digitais de médio formato

Estes quatro grupos de tipos básicos de câmeras digitais, estão formados por subgrupos de tipos derivados deles como vamos ver.

2.1.- Câmeras Compactas

Dentro de este tipo de câmeras fotográficas digitais, temos outros subgrupos que relaciono seguidamente:

2.1.1.- Câmeras de Telefones Celulares

Os aparelhos celulares tem evoluido muito e atualmente integram câmeras fotográficas digitais que, mesmo com certas limitações, permitem fazer fotografias e vídeos de qualidade aceitavel.

Alem disso, facilitam o compartilhamento instantâneo, de imagens e vídeos com familiares e amigos, ou em Redes Sociais.

Alguns aparelhos celulares, permitem fazer certos ajustes manuais da câmera, mesmo que com algumas limitações.

Câmeras compactas do celular Samsung A7, que possui três câmeras. Uma para cada tipo de focagens. São de muito boa qualidade, mesmo que o sensor é muito pequeno.

Câmeras no celular A7 da Samsung

Câmera fotográfica compacta do celular iPhone da Apple, que é de muito boa qualidade, mesmo com um asensor pequeno

Câmera no iPhone S5 da Apple

Os celulares sempre são carregados no bolso, e portanto, estão à mão em todo momento para serem utilizados. Por isso, e por ser tipo apontar e disparar (point and shot), são o “tipo de câmera” mais usado hoje.

2.1.2.- Câmeras Compactas Simples

Este tipo de cámeras fotográficas digitais compactas são o mais básico da fotografia digital. A característica principal é serem as mais pequenas e leves de todas as câmeras.

Também se caracterizam por serem as mais limitadas. Seu sensor é muito pequeno, e por isso suas imagena são de baixa qualidade.

Sempre são automáticas do tipo “aportar e disparar”. Suas lentes são fixas, e não possuim zoom ótico, que sempre é digital de 4 a 10x. Não possuim visor, portanto, o enquadramento deve ser feito pela tela “display LCD” de cristal liquido.

Câmeras fotográficas compactas simples. Uma Nikon Coolpix, e uma Ixus da Canon. A principal caractaerística deste tipo de câmeras e a facilidade de uso pois sao do tipo apontar e disparar, e também seu tamanho e peso que são bem reduzidos.

Câmeras digitais compactas simples

Algumas mais avançadas oferecem a possibilidade de controlar alguns parámetros manualmente. Também gravar vídeo e conetividade Wifi.

Porem o desenvolvimento das câmeras dos celulares inteligentes, tem igualado ou superado a qualidade de imagem destas câmeras compactas simples.

Como orientação indicar que este tipo de câmeras fotográficas digitais por serem pequenas, leves, e automáticas, são perfeitas para quem não deseja “complicações” para tirar uma fotografia.

2.2.- Câmeras Compactas Avançadas/Intermediárias/Bridge/Superzoom/Mirrorless

Estas câmeras são conhecidas como superzoom por possuirem uma lente de alcance superior que outros tipos de câmeras compactas simples. Excluindo as mirrorless às que dedicarei um item enteiro.

As câmeras compactas avançadas, tem corpo de plástico, mais grande e robusto do que as compactas simples. A forma destas câmeras se aproxima à das Reflex, mesmo sendo de menor tamanho.

Este tipo de câmeras está à metade do caminhao entre as compactas básicas e as reflex DSLR de entrada.

Câmeras fotográficas digitais compactas avançadas/intermediárias/bridge/superzoom, que são os nomes com os que são conhecidas dentro da fotografia. As diferenças pricipaisa são: um sensor maior, um corpo de plástico maior e mais robusto, e uma lente tipo zoom bem potente, que permite fazer aproximações dos objetos, e que não possuem as compactas simples.

Câmeras compactas avançadas/intermédiarias/bridge/superzoom

Outra diferença deste tipo de câmera com as compactas básicas, é um sensor um pouco maior que nas básicas. Isto oferece mais nitidez e qualidade de imagem, que permite fazer ampliações com qualidade aceitável.

Também possuem mais funcionalidades que as compactas básicas, as lentes são de melhor qualidade, e tem zoom potente. Mesmo assim, a lente não se pode intercambiar, mas oferece maior alcance que as câmeras compactas básicas.

Geralmente possuem um visor eletrônico, alem da tela LCD (Liquid Cristal Display), que serve para fazer o enquadramento normalmente.

Em alguns modelos o zoom chega ate 50x, a velocidade de focagem e disparo é superior que nas compactas básicas.

Também alguns modelos possuem adaptador para flash, e possibilidades de guardar arquivos em formato RAW.

Este tipo de câmeras compactas avançadas/bridge/intermediárias/superzoom, são adequadas para aqueles que desejam fazer fotografia controlando o que estão fazendo.

Seu preço é acessível para maioria das pessoas, sendo mais baratas do que as EVIL ou as reflex. O uso deste tipo de câmeras é para aficionados e amadores à fotografia.

2.2.1.- Câmeras Compactas Avançadas/Mirrorless/EVIL/CSC/MSC/MILC

Para evitar confusões, acredito que o primeiro é traduzir os nomes/códigos, que estas câmeras fotográficas digitais tem no mercado.

Assim vejamos o significado dos nomes/códigos das câmeras que atualmente há no mercado:

  • Mirrorless significa sem espelho
  • EVIL (Electronic Viewfinder with Interchangeable Lens) significa Visor Eletrônico e Lentes Intercambiaveis.
  • CSC (Compact System Camera) significa Sistema de Câmeras Compactas
  • MSC (Mirrorles System Camera) significa Sistema de Câmera sem Espelho
  • MILC (Mirrorless Interchangeable Lens Camera) significa Câmera sem Espelho e Lentes Intercambiaveis.
  • DSLM (Digital Single Lens Mirrorless) significa câmera Digital com Lente Única sem Espelho
Câmeras fotográficas digitais compactas avançadas sem espelho ou mirrorless, que possuem sensores do formato APS-C que lhes permitem fazer fotografias de muita qualidade, outra característica dete tipo de câmeras, é que são pequenas e leves, e também permitem cambiar as lentes. Este tipo de câmeras sem espelho sao uma evolução das compactas simples, e das reflex, e também possuem novas e avançadas funções, que aos poucos se estão incorporando aos novos modelos de câmeras reflex.

Câmeras compactas avançadas sem espelho (mirrorless)

Dentro de este tipo de câmeras compactas, atualmente se encontra o grupo de câmeras mais modernas. Todas elas possuem visor eletrônico e tela “display” LCD que geralmente é flexível.

O visor eletrônico permite ver a imagem e a exposição “ao vivo”, porque todas elas não têm espelho. A ausência do espelho reduz o tamanho do corpo deste tipo de câmeras, que sempre são pequenas. A falta do espelho permite que a lente esteja mais próxima do sensor.

O fato de serem pequenas, ao contrario do que possa parecer, não é grande vantagem. Justamente por serem pequenas, dificulta a manipulação dos comando, e dificulta segura-la com firmeza.

Uma boa característica destas câmeras, é que são silenciosas e sem vibrações quando disparam e tiram a fotografia. E uma ruim, é que o sensor está sempre exposto á luz, isso encurta a vida deste delicado elemento.

Realmente este tipo de câmeras sem espelho, é uma evolução derivada das câmeras compactas e das reflex.

Encontre as câmeras sem espelho mirrorless,  e toda a informação das mais recomendaveis neste artigo: As 7 Câmeras EVIL Mais Recomendaveis 

2.2.1.1.- Características das Câmeras Mirrorless

As câmeras fotográficas digitais mirrorless, possuem características das compactas, e das reflex como vamos ver a seguir:

Das compactas:

  • Corpo pequeno e leve, sendo as mirrorless mais fortes
  • O visor sempre é eletrônico
  • Possuem display flexível
  • O corpo é de plástico
  • Pode fazer fotografias e gravar vídeos de alta definição Full HD e 4K
  • Possuem conexão Wifi

Das reflex digitais possuem:

  • Sensor do mesmo tamanho APS-C, e fullframe em modelos avançados
  • Podem intercambiar as lentes
  • A sensibilidade ISO chega ate 51200
  • Focagem automática de alta precisão por multipontos
  • Rapidez de obturador, de 30 segundos ate 1/8000 de segundo
  • Chegam a tirar ate 11 fotografias por segundo (modelos avançados)
  • Definição de imagem muito alta ate 28 Mega Pixels
  • Permite gravar vídeos em alta definição Full HD e 4K
  • Conexão Wifi e Bluetooth
  • Podem usar as mesmas lentes que as reflex (algumas precisam um adaptador)
  • Usam cartão de memória para aumentar a capacidade de armazenagem

Poderíamos dizer que a câmera sem espelho, fusiona as melhores coisas das compactas e das reflex. Também tem novas funções que, aos poucos, vão-se incorporando às câmeras DSLR novas.

Estas câmeras sem espelho podem ser uma boa opção para aqueles profissionais, que desejam comprar uma câmera mais leve e portavel, do que sua atual DSLR. Porque alem de intercambiar as lentes, possuem uma espetacular qualidade de fotografia e de vídeo.

Estas câmeras sem espelho gravam vídeo HD 4K, e tem focagem automática precisa e fiável. Consegue focalizar perfeitamente qualquer objeto em movimento em cenarios com escasa iluminação.

Mas estas câmeras devem continar evoluindo, melhorar funcionalidades, e abaixar bastante seu preço. Isso levará um tempo, mas podem ser as fovoritas dos fotografos profissionais.

2.2.2.- Câmeras de Ação/Esportivas/Todo-terreno/Action Cameras

As primeiras câmeras compactas de ação (action cameras), foram as da marca GoPro. Eles abriram esse novo campo da fotografia, inicialmente para amadores desta modalidade, mas hoje é amplamente usada por profissionais.

Este tipo câmeras compactas de ação/esportivas/todo-terreno, ganharam grande popularidade nos últimos anos.

Elas são tão pequenas que cabem na palma da mão, e são tão leves que você pode prendê-las em qualquer coisa, com qualquer acessório existente.

Câmeras fotográficas digitais do tipo de ação ou esportivas. a característica principal é tamanho pequeno que cabe na palma da mão, são resistentes, possuem uma boa qualidade de imagem, e também têm uma ampla gama de acessórios de todo tipo, e caixa de proteção resistente à água ate 30 m de profundidade. Todas elas grvam vídeo de alta definição HD

Dos modelos de câmeras de ação/esportivas/todo-terreno sem caixa de proteção

Estas câmeras normalmente não permitem ajustes personalizáveis, portanto será a câmera que faz o trabalho automaticamente.

Normalmente têm lentes fixas de boa qualidade. Capturam imagens com uma perspectiva de grande ângulo, como a lente olho de peixe.

Além de fotografias captam som e vídeo em full HD, mesmo debaixo da água.

Elas são ideais para quem pratica esportes de aventura ou viagens e atividades de lazer, e precisam de uma câmera pequena, robusta, compacta e versátil.

Praticamente todas os fabricantes deste tipo de câmeras, oferecem ampla gama de acessórios. Desde fixar a câmera na cabeça, ate em qualquer equipamento esportivo: Surf, esqui aquático, escalada, mountainbike,  mascotes, etc.

Câmeras fotográficas digitais compactas de ação ou esportivas, montadas dentro das caixas de proteção para mergulho. As principais características deste tipo de câmeras, é que são pequenas, muito resistentes a quedas, humidade e poeira, e também possuem um sensor pequeno porem de alta resolução, e pode fazer fotografias e vídeos de alta qualidade. São usadas tanto por amadores quanto por profissionais.

Câmeras compactas de ação ou esportivas montadas dentro das caixas de proteção para mergulho

Encontra-se com preços acessíveis para qualquer usuário deste tipo de câmeras compactas esportivas/de ação/todo-terreno.

As principais características destas câmeras compactas são:

  • Qualidade de imagen Full HD
  • Corpo muito resistente (mergulho ate 30 m)
  • Funcionam em ambientes ruins (poeira, humidade, vibrações, etc)
  • Permitem gravação de vídeo em alta definição 4K
  • Possuim comexão Wifi
  • Podem gravar som
  • Tem ampla gama de acessórios
  • Podem usar flash e lâmpadas led

Estas câmeras compactas esportivas/ação/todo-terreno, são resistentes, funcionam em qualquer ambiente, possuem qualidade de imagem/vídeo Full HD. Cada dia ganha mais adeptos entre amadores e profissionais.

2.3.- Câmeras reflex ou DSLR (Digital Single Lens Reflex)

Dentro deste grupo de tipos de câmeras fotográficas digitais, estão incluidos varios subgrupos de câmeras DSLR como vamos ver:

2.3.1.- Câmeras DSLR de Entrada

2.3.2.- Câmeras DSLR semi-profissionais

2.3.3.- Câmeras DSLR profissionais

2.3.4.- Câmeras DSLR de médio formato

Estes grupos possuem bastantes características e funções comuns. Porem, modelos mais avançados, possuem algumas funções e características que são exclusivas deles.

2.3.1.- Câmeras DSLR de Entrada

Como acontece na vida real, nem tudo é lógico nem verdade. Falo isso porque para alguns profissionais, usar uma câmera de entrada para trabalhar é pouco menos que um crimem.

Dito isto entramos na velha história “a garrafa média cheia ou média vazia”. Ou seja, há profissionais usando câmeras de entrada para alguns trabalhos, e outros consideram que esse uso deve ser proscrito.  

Pessoalmente considero que em qualquer profissão, o resultado do trabalho nem sempre depende da máquina. Muito menos falando do Oficio-Arte de fotógrafo, onde a pessoa tem extrema importância.

Evidentemente uma câmera DSLR profissional, oferece vantagens sobre uma DSLR de entrada.  É como querer tampar o Sol com peneira.

Más todos sabem que com câmeras de qualidade, se podem fazer fotografias ruins. Opostamente com câmeras de qualidade aceitavel, um bom profissional faz fotografias espetaculares.

A conclusão é que em fotografia como em qualquer Oficio, conhecimento, experiência, e criatividade do profissional fazem a diferença.  

Um bom profissional faz um ótimo trabalho com uma câmera de entrada. Um “profissional” mediocre pode fazer um péssimo trabalho com a melhor câmera profissional.

Câmeras fotográficas digitais reflex ou DSLR. Uma Canon Eos Rebel T100 e uma Canon Eos Rebel SL2, ambas são dos tipos conhecidos como de entrada, por serem as mais recomendáveis para todo fotógrafo amador avançado ou semiprofissional. Elas possuem um corpo de plástico robusto, tela display de cristal liquido, e muitas funcionalidades das profissionais, e também permitem cambiar as lentes. Possuem sensores do formato APS-C que permite fazer fotografias e vídeos de alta definição. Este tipo de câmeras permite fazer alguns trabalhos profissionais.

Câmeras DSLR de entrada. Possuem sensores de formato APS-C e permitem cambiar a lente, e possuem funções das profissionais.

Bom profissional é aquele que sempre tem resursos e técnicas suficientes para tirar o máximo proveito de qualquer câmera. Fora desta realidade há muita conversa fiada, que serve se é que serve, para tentar encobrir as incompetências.

Encontre as Câmeras Reflex recomendadas para fotógrafos amadores neste artigo: As 4 câmeras reflex recomendadas para iniciantes.

2.3.1.1.- Principais Características das Câmeras de Entrada 

Falemos das características da câmera DSLR de entrada. As câmeras fotográficas digitais de entrada possuem as características das câmeras semiprofissionais. Alem disso, há algumas diferenças importantes entre estes dois tipos de câmeras DSLR, como vamos ver:

  • Características principais das câmeras fotográficas digitais de entrada:
  • Corpo de plástico maior e mais robusto que campactas avançadas/bridge/superzoom
  • Possuim visor ocular reflex que permite ver o que focaliza
  • Possuim tela/display LCD flexivel/orientavel de 3 polegadas
  • Lentes são intercambiáveis
  • Tem controle manual, semi-automático, e automático
  • Opção de usar flash externo
  • Sensor de formato APS-C que produz imagens de alta resolução
  • Faixa de sensibilidade ISO entre 100 e 12800
  • Podem ter conexão Wifi e Bluetooth
  • Poden gravar vídeos de alta resolução HD
  • Tem emtrada para microfone externo
  • Tem conexões de entrada/saida de vídeo/audio e para computador
  • Gravam imagens em RAW, JPEG, MP4
  • Possuim uma boa memoria interna que armazena imagens e vídeos
  • Podem usar cartões de memoria
  • Tem uma boa ergonomia, que se adapta perfeitamente às mãos
  • Existe uma ampla gama de lentes e acessórios
2.3.1.2.- Principais Diferenças com as Câmeras Semiprofissionais 

As principais diferenças nas câmeras semiprofissionais, que possuem as mesmas características indicadas acima são estas:

  • Possuem um menu com mais funções
  • O corpo é metálico de magnésio, resistem condições piores, humidade, poeira, etc
  • O corpo de muitos modelos é estanque à poeira e humidade.
  • Suportam melhor a climatología extremas de frio e calor.
  • Tem maior durabilidade por serem mais resistentes
  • São mais pesadas por ter o corpo metálico
  • Tela/display LCD, de maior tamanho e flexível
  • Podem tirar mais fotografias por segundo
  • Possuem mais pontos de foco automático
  • Tem melhor resposta em cenarios com pior iluminação
  • Alguns modelos tem sensor Full Frame (36x24 mm)

Este tipo de câmeras reflex DSLR  de entrada, são as mais adequadas para quem deseja ser fotografo. Possuim praticamente os  mesmos controles que as semiprofissionais, mas exigem alguns bons conhecimentos tanto da câmera quanto técnicos de fotografia.

A gama de preço está acima de todos os outros tipos de câmeras compactas, mas por baixo das reflex semiprofissionais. Dentre os tipos de câmeras DSLR, as de entrada são a de menor preço.

O uso de estas câmeras se considera que é para amador avançado ou semiprofissional.

2.3.2.- Câmeras DSLR Semiprofissionais

Como seu nome indica estas câmeras fotográficas digitais são quase profissionais, porem ainda inferiores às profissionais. Elas possuem todas as características e recursos das câmeras de entrada e mais algumas.

A principal diferença entre câmeras de entrada e semiprofissionais, está indicada no item anterior 2.3.1.2.-. Mas cabe salientar que como os sensores são um pouco maiores nas semiprofissionais, conseguem imagens de melhor qualidade.

Portanto também tem melhor resposta, em cenários com iluminação deficiente, do que as de entrada. Nestes casos conseguem fotografias com menos ruído do que as de entrada.

Câmeras fotográficas digitais ou DSLR, do tipo semiprofissional. Uma Canon Eos Rebel T5i e uma Canon Eos Rebel T7i. Este tipo de câmeras sao apropriadas para fotografos amadores avançados e semiprofissionais. Com elas é possível fazer bastantes trabalhos de nível profissional.

Câmeras semiprofissionais Canon Eos Rebel T5i e T7i que permitem fazer trabalhos profissionais

Outras diferenças com as câmeras DSLR de entrada são estas:

  • Possuem sensibilidade ISO ate 51200
  • Permitem mais pontos de foco
  • Controle mais fácil da abertura do obturador
  • Controle mais fácil da velocidade de disparo
  • Modos de disparo diferenciados
  • O corpo está feito de magnésio, e é mais forte e mais pesado
  • Tem melhor visualização de imagem no visor
  • O sistema do pentaprisma-espelho é mais sofisticado
  • Os comandos se manejam diretamente na tela/dispaly, em alguns modelos
  • A bateria tem mais autonomia de trabalho
  • Permite conectar microfone externo
  • Permite acionamento por controle remoto
  • Tem a função de GPS (posicionado por satélite)
  • Todas gravam vídeos full HD 4K (30/60 fps)
  • Existem mais lentes e acessórios para estas câmeras
  • Permitem disparar em formato RAW, JPGE, MP4
  • Mais memória interna ampliada por cartões de memória

Também estas câmeras semiprofissionais, são mais caras que as de entrada.

Estas câmeras são apropiadas para quem deseja evoluir na fotografia e precisa de mais recursos que as de entrada. Isto é aplicavel também aos que desejam avanzar na área de vídeos.

O uso destas câmeras semiprofissionais, é para fotografos amadores bem avançados e também profissionais.

2.3.3.- Câmeras DSLR Profissionais

Este tipo de câmeras é de uso profissional, porque para usá-las corretamente, é necessario possuir conhecimentos técnicos e experiência de nível profissional.

Todos os modelos têm um corpo muito reforçado de magnésio. São mais pesadas que nenhum outro tipo de câmeras de inferior categoria.

Câmeras fotográficas digitais ou DSLR profissionais. Na imagem se mostram uma Canos Eos 5D Mark lV e uma Canon Eos-1 D com o grip que incorpora uma bateria de longa autonomia. Estas câmeras são de uso quase exclusivo dos profissionais da fotografia, porque seu maneja exige conhecimentos técnicos e experiência de nível profissional. Canon Eos 5D Mark lV e Eos-1 D. estas câmeras sao as mais completas entre as câmeras DSLR, todas possuem sensores Fullframe, uma gama muito ampla de funcionalidaes, otica cambiavel, controle remoto de muitas funcionalidades, Wifi, Bluetooth, fazer fotografia e vídeo HD e 4K, podem equipar um acessorio para maior autonomia elétrica, e um longo etcetera. todas elas têm o corpo metálico de magnesio, e são muito mais resistentes do que todas as outras DSLR, alem de estarem previstas para um uso intensivo com uma vida mais longa do que as outras DSLR.

Câmeras profisionais Canon Eos 5D Mark lV e Eos-1 D. este tipo de câmeras são as mais completas das DSLR com sensor fullframe.

As principais características destas câmeras DSLR são estas:

  • São as melhores câmeras DSLR e preços altos
  • Corpo muito resistente, vedado contra poeira, humidade, sujeira
  • O peso do corpo sem lente está ao redor de 1 kg
  • Suportam batidas, mas não é conveniente batê-las
  • Possuem funcionalidades para fotografia e vídeo profissional full HD 4K
  • Todas podem adaptar um grip para melhor manuseio, e autonomia elétrica
  • Podem usar todo tipo de lentes desde olho de peixe ate teleobjetivas
  • Todos os fabricantes oferecem uma ampla gama de acessórios e equipamentos.
  • Sensores sempre de formato Full Frame (36x24mm)
  • Estão previstas para fotografar en climatologias extremas (geleira ou vulcões)
  • A faixa de sensiblidiade ISO pode chegar ate 102400
  • Produzem fotografias muito ampliáveis sem que apareça ruido nelas
  • Possuem velocidade de obturador muito alto 1/10.000 de segundo
  • Podem fotografar objetos em alta velocidade ( por exemplo: uma bala disparada na trajetoria)
  • Possuem sistemas para compensar vibração e desalinhamento
  • Possuem comandos de controle remoto
  • Podem conectar microfones de todo tipo
  • Tem controles de iluminação do cenario
  • Seu display LCD é maior do que 3 polegadas e tátil

Estas câmeras DSLR profissionais, somente justificam seu preço quando tem uso 100% profissional que retorne o investimento. Isso mesmo acontece com outro tipo de câmeras bem especiais como são as de médio formato.

2.3.4.- Câmeras DSLR Médio Formato

Uma das principais características técnicas deste tipo de câmeras fotográficas digitais, é o formato do sensor que é quadrado (2,25” x 2,25” ou 60x60 mm), nas cámaras mais avançadas.

Este tamanho de sensor é o principal elemento que gera o altíssimo preço deste tipo de câmeras.  

O sensore full frame das DSLR, foi derivado do filme químico 36x25 mm. Este sensor de formato 60x60mm foi derivado do filme químico de 2,25x2,25 polegadas. Eles permitem obter imagens com resoluções acima de 50 Megapixels.

Estas câmeras de médio formato, possuem os maiores sensores de todas as câmeras DSLR. Elas se encontram no topo da profissionalidade fotográfica, e marcam um avanço gigante sobre todas as câmeras DSLR inferiores.

As câmeras de médio formato, são muito caras e bastante diferentes de todas os outros tipos de câmeras que você possa conhecer.

Uma das diferenças com as DSLR, é que alguns modelos estão formados por três partes: corpo, lente e respaldo digital. Outras mais recentes possuim um sistema muito parecido com as mirrorless.

Câmeras fotográficas digitais ou DSLR, de médio formato.  A imagem mostra uma câmera Fujifilm, e outra da Hasselblad. Estas câmeras não têm muito parecido com qualqeur outra DSLR que você possa conhecer, são câmeras que possuem os últimos avanços existentes na industria fotográfica, e estão equipadas com sensores de um tamanho fora do normal. São de formato quadrado de 60x60 milímetros ou 2,25x2,25 polegadas. Estas câmeras estão posicionadas no topo da profissionalidade, e os preços delas podem variar entre os dez mil e os cinquenta e cinco mil dolares americanos. Debido a estes preços somente se aplicam a campos muito específicos, como astronomía, pesquisa científica, moda de alto nível e áreas onde precisa fazer ampliações fotográficas verdadeiramente grandes.

Câmeras de médio formato. Uma da Fujifilm e outra da Hasselblad

Elas tem um mercado muito restrito que historicamente pertence a umas marcas também historicas e lendarias:

São as principais marcas de qualidade, com maior trajetória no mercado deste tipo de câmeras.

Este tipo de câmera DSLR é de uso muito específico no campo profissional muito especializado, donde precisa ampliar muito imagens sem perda de resolução:

  • Área científica
  • Moda de alto nível
  • Astronomia
  • Biologia
  • Outras áreas específicas

Como idéia de preço, indicar que dependendo das marcas e modelos, seu preço varia entre os 10.000,00 e 50.000,00 USD.

Assim este tipo de câmeras somente justifica seu uso exclusivo, em aplicações como as indicadas anteriormente.

3.- Conclusão 

Eis aqui uma grande realidade: 

​​Não há um tipo de câmera digital perfeita para cada um, e sim uma câmera apropriada às necessidades de cada um.

Se você chegou ate aquí, a minha espectativa é que este longo artigo/guia, tenha sido da máxima utilidade. Com esta pequena aportação ficarei satisfeito se conseguí esclarecer as possiveis dúvidas existentes.

Caso desejar algum outro esclarecimento, estou disposto a ajudá-lo dentro das minhas possibilidades. Para isso deixe seu comentario no formulario abaixo, que terei prazer em responder. Ate o próximo artigo!

/ 5.

Este site usa cookies próprios e de terceiros para recopilar informação estatistíca, e mostrá-lhe publicidade relacionada com sua preferência, gerada a partir das suas pautas de navegação. Caso de continuar navegando, consideramos que aceita esta utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close