Como Começar Na Fotografia Macro

By clopezso | Fotografia Macro

Começar na Fotografia Macro

Como começar na fotografia macro? Fotografar detalhes de objetos pequenos a curta distância, sempre captou a atenção dos fotógrafos iniciantes. Mas ao contrario do que pensa, isso está ao alcance de qualquer um.

A pergunta chave é: que tipo de ótica é necessário, e como começar na fotografia macro?

Existe uma crença errada, de que é muito caro qualquer ótica macro. É verdade que o preço da ótica depende da sua qualidade, assim lentes de alta qualidade são relativamente caras.

Não entanto, sempre temos alternativas de usar alguns acessórios, com preço acessível, para fazer fotografias macro de boa qualidade.

Exemplo de fotografia macro  que mostra um inseto perfurador de cor marron amarelado. o comprimento real dele é de 8 milílmetro, e na foto macro têm 130 milímetros

Fotografia macro de um inseto perfurador. Seu comprimento real é de 8 mm

Vejamos quais alternativas e dispositivos podemos usar para fazer fotografia macro, sem inverter muito dinheiro:

  1. Ótica para fotografia macro.
  2. Uma lente zoom.
  3. Tubo extensor e lente normal de 50 mm.
  4. Lentes filtro clos up.
  5. Outras opções para começar no mundo macro.

1.- Ótica para fotografia macro

Antes de tudo desejo indicar honestamente, que as dicas e sugestões que seguem, deriva da minha humilde experiência.

Portanto quem finalmente deverá decidir, como começar na fotografia macro e que ótica comprar é você, em função das fotografias que goste fazer.  

Veja informaçã ampla a respeito das lentes macro mais recomendadas aqui.

Provavelmente alguma vez você tentou focalizar, muito perto de um objeto, com uma lente normal de 18-55 mm, e descobriu as limitações desta lente.

Percebeu que por debaixo dos 30 cm, resulta impossível focalizar corretamente. Foi por isso que foram criadas as lentes macro.

Imagem  ampliada X2.25  de  um relogio Rolex.

Fotografia macro de um relógio suíço da marca Rolex

A característica principal das lentes macro é que podem focalizar perfeitamente, a distâncias muito pequenas. Normalmente a distância focal DF, destas lentes é de 50-200 mm. São as lentes perfeitas para fotografia macro de:

  • Flores
  • Insetos de todo tipo
  • Detalhes de joalharia
  • Detalhes de abjetos
  • Detalhe de pinturas
  • Moedas
  • Selos, etc.
Imagem mostrando a ampliação de um selo dos correios da Espanha, comemorativo da escritor Antonio Machado

Fotografia macro de um selo comemorativo do escritor Antonio Machado  

1.1.- Usar uma lente macro

É claro que a melhor forma de começar fazendo fotografia macro, é usando uma lente apropriada para esta modalidade fotográfica.

Estas lentes estão desenhadas especialmente para permitir focalizar muito perto os objetos, a uns 10 cm. Isso em modo autofocagem, com ajuste manual se pode focalizar mais perto. Alias, sempre com uma nitidez praticamente perfeita.

Normalmente o controle de uma lente macro na prática é em modo manual, pois permite focalizar mais perto.

Comparada com lentes normais, elas somente permitem focagens mínimas entre 30 e 50 cm, e alguma ate maior distância.

Usando lente macro você não terá mais justificativa nem culpar à ótica, caso suas fotografias não sejam perfeitas.

Exemplo de Imagem que mostra três moedas comemorativas da Olimpiada de Barcelona de 1992, dentro dos contentores de metacrilato que as protege.

Fotografia macro de moedas comemorativas da Olimpíada de Barcelona 1992

Acho importante indicar que todos os fabricantes (Canon, Nikon, Fujifilm, Sony, Sigma, Tamron, etc.), fabricam lentes macro de alta qualidade, e também com preços altos. Assim a forma de comprar uma lente macro desta marcas, é prescindir da função autofocagem.

Mas, por que prescindir desta função? É o que você está-se perguntando. Muito simples, porque praticamente sempre vai usar a lente macro em modo manual em todas suas fotografias.

Assim por que pagar por algo que não vai usar? O preço da mesma lente macro de uma marca, sem função autofocagem pode ser ate metade da lente completa.

É certo que você terá que praticar mais para conseguir focagem manual correta, mas trata-se de desenvolver suas habilidades fotográficas! Veja também este outro artigo As 4 câmeras reflex recomendadas para iniciantes.

Esta fotografia macro mostra o detalhe de uma flores de fava, em cores branco, preto e traços delicados em marrom, sobre o verde das folhas.

Fotografia macro de flores de favas

1.1.1.- Usar Celulares Inteligentes

Os aparelhos celulares inteligentes atuais, das marcas reconhecidas no mercado, possuem câmeras digitais com DF mínima de ate 5 cm.

Esta é uma vantagem que estes aparelhos possuem sobre as câmeras com sensores maiores, alem de que sempre carregarmos eles. Portanto é bom saber desta possibilidade para tirar proveito destes aparelhos, fazendo boas fotografias macro com eles.

Faça uma prova para conferir a qualidade que lhe oferece a câmera do seu aparelho celular inteligente. Procure um objeto ou inseto, num local bem iluminado, e focalize o mais perto possível, e dispare a foto.

Recomendo segurar muito bem o celular para obter a máxima nitidez de imagem. Tenha em mente que ira aumentar muito os defeitos na hora de passar as fotos para o computador e vê-las no monitor.

Imagem de flores de amendoeira em fotografia macro, mostrando a delicadeça das petalas brancas, prendidas num fino galho, sobre fundo desfocado.

Fotografia macro das flores de amendoeira, tirada com celular Iphone Apple 5S

2.- Usar uma lente zoom

Que fotografo iniciante ou amador não é atraido pela fotografia macro? Imagens cheias de detalhes dos objetos do cotidiano, que raramente temos observado tão de perto.

Seja uma abelha, um mosquito, uma borboleta, a textura das pétalas de uma flor... Pessoalmente encontro uma forma muito atraente de observar as coisas do nosso entorno na fotografia macro. 

Muitas pessoas iniciam fazendo fotografia macro com as lentes que tem o kit que leva a câmera reflex que compraram. Ou também com uma lente zoom ou teleobjetiva, que foi a primeira compra depois da câmera.

Algumas teleobjetivas permitem focalizar a distâncias muito pequenas permitindo, portanto, fazer fotografia macro facilmente. Mas estas lentes não foram desenhadas para fazer fotografia macro, mesmo que alguns têm melhor desempenho que outros.

Para saber ate donde pode focalizar sua objetiva, procure nas características marcadas no corpo da lente, a distância mínima de focagem.

Toda lente indica diretamente esta distância, e algum zoom possui a opção macro adicional, que permite focagem mais próximo. Veja a fotografia abaixo.

Fotografia mostrando as características de uma objetiva zoom com recurso macro.

Assim a distância focal mínima é o mais perto que uma lente permite focalizar um objeto, sem ficar desfocada. É importante conhecer a distância mínima de focagem da lente, porque permite fazer uma melhor composição fotográfica.

Em geral, quanto maior seja o sensor da câmera, maior distância focal precisa. Assim um sensor Full Frame, terá distância de focagem maior que um sensor APS-C. As câmeras compactas com sensores menores permitem focalizar muito perto dos objetos fotografados.

Portanto se possui uma câmera compacta avançada com lente zoom, normalmente terá um modo macro ou ate super macro e autofocagem. Estas câmeras são muito boas para focalizar muito perto, entre 2 e 10 cm com autofocagem.

3.- Tubo extensor e lente normal de 50 mm

Com uma câmera reflex DSLR, e uma lente normal de 50 mm, se pode fazer fotografia macro de boa qualidade. Para isso precisamos de acessórios bem simples, que são os tubos de extensão colocados entre a lente e câmera.

Um tubo de extensão é isso, um tubo oco sem nenhum elemento ótico, e deve ser montado entre a lente e a câmera. Isto cambia a distância de focagem, permitindo assim à lente aproximar-se do objeto a fotografar.

Foto em preto e branco, que mostra a coloção dos tubos extensores, entre a câmera e a lente.

Posição tubos extensores entre câmera e lente

Mesmo que é possível encontrar outras larguras, as mais normais são estas três:

  • 13 milímetros
  • 21 milímetros
  • 31 milímetros

Estes tubos de extensão se vendem normalmente como kits de duas ou três peças, e podem ser montados separados ou conjuntamente.

Imagem que mostra três jogos de três tubos extensores cada um de diferente marca, como informação complementaria de acessorio para convertir as lentes normais en macro

Kits de três tubos extensores de três fabricantes diferentes

Pode usar um fole, que oferece muitas mais possibilidades para ajustar a distância de focagem, porem é um pouco mais caro.

Imagem em preto e branco de um fole montado entre uma câmera DSLR e a lente. Este acessorio é o que permite maiores possibilidades para ajuste a ótica para fotografia macro.

Fole corretamente montado entre a lente e a câmera

Os tubos extensores mais baratos, só permitem ajuste manual porque não têm comunicação entre a lente e câmera. Modelos mais caros sim têm comunicação entre lente e câmera e, portanto permitem autofocagem.

Exemplo prático: Temos a câmera reflex e uma lente normal de 50 mm. Usando um extensor de 31 mm, podemos fazer fotografia macro ou macrofotografia, com distância muito pequena ao objeto.

4.- Lentes filtro close-up

Esta é a opção mais barata para fazer fotografia macro, porque um kit de quatro lentes filtro de uma boa marca é mais barato do que um kit de tubos extensores.

Imagem mostrando um kit de quatro lentes filtro close up, com graduações +1, +2, +4, +10. Estas lentes filtro close up, se montam diante da lente para transformá-la em macro e poder fazer fotografia macro.

Kit de quatro lentes filtro close-up

Estas lentes filtro close-up são vendidas em kit de três ou quatro lentes com graduações diferentes, sendo os mais normais:

  • +1
  • +2
  • +4
  • +10

Também há de tamanhos diferentes, que se adaptam normalmente às roscas das lentes mais usadas. Há outros compostos com filtro polarizado.

Podemos usá-los com qualquer lente que tenhamos na câmera reflex. Colocando uma lente filtro close-up na lente da câmera, a converte em macro. Mas nem tudo são vantagens porque a qualidade destas fotografias macro fica longe das que faz uma lente macro.

Outra possibilidade é colocar uma destas lentes filtro close-up numa lente macro. Assim pode focalizar reduzindo muito a distância aos objetos a serem fotografados.

5.- Outras opções para começar na fotografia macro

Basicamente o conceito que deve ser bem entendido, é que o que faz fotografia macro não é a câmera reflex, e sim a ótica montada na objetiva.

Assim como indicado nos itens anteriores, para começar no mundo macro precisamos de uma câmera a ser possível reflex. Logicamente uma lente que pode ser ate a que veio no kit na compra da câmera, ou seja, uma lente normal com DF 50 mm.

Portanto já temos informação suficiente para fazer todas as combinações possíveis com lente normal, lente zoom, lente macro e lentes filtro close-up. Assim temos todas as possibilidade de fazer fotografias macro espetaculares.

Pode começar usando a câmera do seu celular inteligente, que se tiver uma qualidade media, vai conseguir boas fotos macro. Também pode usar a câmera compacta, caso de ter uma, utilizando a função macro ou super macro.

Certamente é possível acoplar lentes apropriadas, à câmera do aparelho celular como mostra a imagem seguinte:

Fotografia de um kit completo de adaptador e três tipos de lente: grande angular, olho de peixe, e macro. Estas lentes se adaptar aos aparelhos celulares inteligentes, para potenciar suas capaciades fotográficas macro.

Detalhe das lentes e acessórios para aparelho celular

Geralmente estas lentes são vendidas em kits de três ou quatro, que normalmente inclui ótica:

  • Grande angular
  • Olho de peixe
  • Macro
  • Zoom (alguns kits).

Isto oferece opções de adaptar lentes filtro close up às lentes do celular, e ganhar muitas possibilidades de focagem macro.

É importante que seja ciente de que estas lentes são uma alternativa muito barata, a uma lente macro. Portanto a qualidade da fotografia sempre será inferior à da lente macro, mesmo assim ficará surpreso com as fotografias. 

Bom, chega de olhar as fotografias macro dos outros! É hora de começar criando suas próprias fotografias macro e desfrutar do seu trabalho.

6.- Conclusão

Com este longo artigo acredito que ficou respondida a pergunta inicial, que tipo de ótica é necessário para começar a fazer fotografia macro? Foram desenvolvidas as questões relacionadas com equipamento, acessórios, e alternativas para se iniciar na fotografia macro sem fazer grandes investimentos.

Insisto, a verdadeira fotografia macro começa com uma câmera DSLR e uma lente macro, mas isso pode esperar. Principalmente se você não tem esse equipamento. Não precisa inverter agora no começo.

Trabalhe com o que você tiver câmera compacta simples ou avançada, e mesmo com o seu celular sem mais nada. Faça muitas fotografias macro, adquira experiência e conhecimento do que é este tipo de fotografia, que lhe dará bons momentos.

Por último indicar algumas referências de lentes macro recomendáveis, por sua qualidade e luminosidade:

Marca da câmera

Marca da lente

Modelo

Características

Distância focal

Canon

Canon

Lente 10 macro

f/2.8 Ef Usm

100 milímetros

Nikon

Tamron

Lente SP 90

f/2.8 Di Macro Autofocus

90 milímetros

Pentax

Tamron

Lente 272EP SP AF 90

f/2.8 Di Macro 1:1

90 milímetros

Sony

Tamron

Lente 60 SP AF

f/2 Di Macro 1:1

60 milímetros

Para mim o mais importante é que você tenha tirado algum proveito de todo este conteúdo, e aclarado suas dúvidas. Foi um prazer ter compartilhado este conteúdo com você, e espero que tenha gostado.

Gostou? Compartilhe no Twitter, Facebook, Google+ usando os botões abaixo. Se tiver alguma outra dúvida ou assunto que deseje aclarar, deixe seu comentário que terei prazer em responder. Ate o próximo artigo!

/ 5.

Este site usa cookies próprios e de terceiros para recopilar informação estatistíca, e mostrá-lhe publicidade relacionada com sua preferência, gerada a partir das suas pautas de navegação. Caso de continuar navegando, consideramos que aceita esta utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close