Começar na Fotografia Macro
Como começar na fotografia macro? Fotografar detalhes de objetos pequenos a curta distância, sempre captou a atenção dos fotógrafos iniciantes. Mas, ao contrário do que pensa, isso está ao alcance de qualquer um.
A pergunta chave é: que tipo de ótica é necessário, e como começar na fotografia macro?
Existe uma crença errada, de que é muito caro qualquer ótica macro. É verdade que o preço da ótica depende da sua qualidade, assim as lentes de alta qualidade são relativamente caras.
No entanto, sempre temos alternativas de usar alguns acessórios, com preço acessível, para fazer fotografia macro de boa qualidade.

Fotografia macro de um inserto perfurador. Seu comprimento real é de 8 mm
Vejamos quais alternativas e dispositivos podemos usar para fazer fotografia macro, sem inverter muito dinheiro:
- Ótica para fotografia macro.
- Uma lente zoom.
- Tubo extensor e lente normal de 50 mm.
- Lentes filtro de aumento (close-up)
- Outras opções para começar no mundo macro.
1.- Ótica para fotografia macro
Antes de tudo desejo indicar honestamente, que as dicas e sugestões que seguem, derivam da minha humilde experiência.
Portanto quem finalmente deve decidir, como começar na fotografia macro e que ótica comprar é você, em função das fotografias que goste de fazer.
Veja informação ampla a respeito das lentes macro mais recomendadas aqui .
provavelmente alguma vez você tentou focalizar, muito perto de um objeto, com uma lente normal de 18-55 mm, e descobriu a limitação desta lente.
Percebeu que por debaixo dos 30 cm, resulta impossível focalizar corretamente. Foi por isso que foram criadas as lentes macro.

Fotografia macro de um relógio suíço da marca Rolex
A característica principal das lentes macro é que podem focalizar perfeitamente, a distâncias muito pequenas. Normalmente a distância focal DF, essas lentes são de 50-200 mm. São as lentes perfeitas para fotografia macro de:
- flores
- Insetos de todo tipo
- Detalles de joalharia
- Detalles de abjetos
- Detalhe de pinturas
- moedas
- Selos, etc.

Fotografia macro de um selo comemorativo do escritor Antonio Machado
1.1.- Usar uma lente macro
É claro que a melhor forma de começar fazendo fotografia macro, é usando uma lente apropriada para esta modalidade fotográfica.
Estas lentes estão desenhadas especialmente para permitir focalizar muito perto os objetos, a uns 10 cm. Isso em modo autofocagem, com ajuste manual se pode focalizar mais perto. Alias, sempre com uma nitidez prácticamente perfeita.
Normalmente, o controle de uma lente macro, na prática é em modo manual, pois permite focalizar mais perto.
Comparada com lentes normais, elas somente permitem focagens mínimas entre 30 e 50 cm, e alguma ate maior distância.
Usando lente macro você não terá mais justificativa nem culpar à ótica, caso suas fotografias não sejam perfeitas.

Fotografia macro de moedas comemorativas da Olimpíada de Barcelona 1992
Acho importante indicar que todos los fabricantes (Canon, Nikon, Fujifilm, Sony, Sigma, Tamron, etc.), fabricam lentes macro de alta qualidade, e também com preços altos. Assim a forma de comprar uma lente macro desta marcas, é prescindir da função autofocagem.
Mas, por qué prescindir desta função? É o que você está-se perguntando. Muito simples, porque prácticamente sempre vai usar a lente macro em modo manual em todas suas fotografías.
Assim por que pagar por algo que não vai usar? O preço da mesma lente macro de uma marca, sem função autofocagem pode ser ate metade da lente completa.
É certo que você terá que praticar mais para conseguir focagem manual correta, mas trata-se de desenvolver suas habilidades fotográficas! Veja também este outro artigo As 4 câmeras reflex recomendadas para iniciantes .

Fotografía macro de flores de favas
1.2.- Usar Celulares Inteligentes
Os aparelhos celulares inteligentes atuais, das marcas reconhecidas no mercado, possuem câmeras digitais com DF mínima de ate 5 cm.
Esta é uma vantagem, que estes aparelhos possuem, sobre as câmeras com sensores maiores, alem de que sempre carregarmos eles. Portanto é bom saber desta possibilidade para tirar proveito destes aparelhos, fazendo boas fotografias macro com eles.
Faça uma prova para conferir a qualidade que lhe oferece a câmera do seu aparelho celular inteligente. Fotografe um objeto ou inseto, num local bem iluminado, e focalizar o mais perto posível, e dispare a foto.
Recomendo segurar muito bem o celular, para obter a máxima nitidez de imagem. Tenha em mente que aumentarão muito os defeitos, na hora de passar as fotos para o computador e vê-las no monitor.

Fotografia macro das flores de amendoeira, tirada com celular Iphone Apple 5S
2.- Usar uma lente zoom
Que fotografo iniciante ou amador não se sinte atraido pela fotografia macro? Imagens cheias de detalhes dos objetos do cotidiano, que raramente temos observado tão de perto.
Seja uma abelha, um mosquito, uma borboleta, a textura das pétalas de uma flor. Pessoalmente encontro uma forma muito atraente de observar as coisas do nosso entorno na fotografia macro.
Muitas pessoas iniciam fazendo fotografia macro com as lentes que tem o kit que leva a câmera reflex que compraram. Ou também com uma lente zoom ou teleobjetiva , como primera compra depois da câmera.
Algumas teleobjetivas permiten focalizar à distâncias muito pequenas permitindo, portanto, fazer fotografia macro facilmente. Mas estas lentes não foram desenhadas para fazer fotografia macro, mesmo que alguns têm melhor desempenho que outros.
Para saber ate donde pode focalizar sua objetiva, procure nas características marcadas no corpo da lente, a distância mínima de focagem.
Toda lente indica directamente esta distancia, e algum zoom posui a opção macro adicional, que permite focagem mais próximo. Veja a fotografia abaixo.

Assim a distância focal mínima é o mais perto que uma lente permite focalizar um objeto, sem ficar desfocada. É importante conhecer a distância mínima de focagem da lente, porque permite fazer uma melhor composição fotográfica.
Em geral, quanto maior seja o sensor da câmera, maior distância focal precisa. Assim um sensor Full Frame, terá distância de focagem maior que um sensor APS-C. Como cámaras compactas con sensores menores permiten focalizar muito perto dos objetos fotografados.
Portanto se possui uma câmera compacta avançada com lente zoom, normalmente terá um modo macro ou ate super macro e autofocagem. Estas cámaras são muito boas para focalizar muito perto, entre 2 e 10 cm com autofocagem.
3.- Tubo extensor e lente normal de 50 mm
Câmera réflex digital com lente normal de 50 mm, para fazer fotografía macro de boa qualidade. Para isso precisamos de acessórios bem simples, que são os tubos de extensão colocados entre a lente e câmera.
Um tubo de extensión é isso, um tubo ôco sem nenhum elemento ótico, e deve ser montado entre a lente e a câmera. Isto cambia a distância de focagem, permitindo assim à lente aproximar-se do objecto a fotografar.

Posição tubos extensores entre câmera e lente
Mesmo que é possível encontrar outras larguras, as mais normais são estas três:
- 13 milímetros
- 21 milímetros
- 31 milímetros
Estes tubos de extensão, são vendidos normalmente como kits de duas ou três peças, e podem ser montados separados o em conjunto.

Kits de três tubos extensores de três fabricantes diferentes
Pode usar um fole, que oferece muitas mais possibilidades para ajustar a distância de focagem, porem é um pouco mais caro.

Fole montado corretamente entre a lente e a câmera
Os tubos extensores mais baratos, só permitem ajustes manuais porque não têm comunicação entre a lente e a câmera. Modelos mais caros sim têm comunicação entre lente e câmera e, portanto, permitem autofocagem.
Exemplo prático: Temos a câmera reflex e uma lente normal de 50 mm. Usando um extensor de 31 mm, podemos fazer fotografia macro ou macrofotografia , com distância muito pequena ao objeto.
4.- Detalhe do filtro Lentes
Esta é a opção mais barata para fazer fotografia macro, porque um kit de quatro lentes filtro de uma marca boa, é mais barato do que um kit de tubos extensores.

Kit de quatro lentes filtro close-up
Estas lentes filtro close-up são vendidas em kit de três ou quatro lentes com graduações diferentes, sendo os mais normais:
- +1
- +2
- +4
- +10
Também há de tamanhos diferentes, que se adaptam normalmente às roscas das lentes mais usadas. Há outros compostos com filtro polarizado.
Podemos usá-los com qualquer lente que tenhamos na câmera reflex. Colocando um close-up de filtro de lente na objetiva para converter em macro. Mas nem tudo são vantagens porque a qualidade dessas fotografias macro fica longe das que faz uma lente macro.
Outra possibilidade é colocar uma dessas lentes filtro close-up, numa lente macro. Assim pode focalizar muito a distância aos objetos ao serem fotografados.
5.- Outras opções para começar na fotografia macro
Basicamente o conceito que deve ser bem entendido, é que o que faz fotografia macro, não é a câmera reflex, e sim a ótica captada na objetiva.
Assim, como indicado nos itens anteriores, para começar no mundo macro, precisamos de uma câmera a ser possível reflexo. Logicamente uma lente, que pode ser a que veio no kit ao comprar a câmera, ou seja, uma lente normal com DF 50 mm.
Portanto, já temos informação suficiente para fazer todas as combinações possíveis com lente normal, lente zoom, lente macro, e lentes filtro close-up. Assim, temos todas as possibilidades de fazer fotografias macro espetaculares.
Pode começar usando a câmera do seu celular inteligente, que se tiver uma qualidade média, vai conseguir boas fotos macro. Também pode usar uma câmera compacta, caso de ter uma, usando a função macro ou super macro.
Certamente, é possível acoplar lentes adaptaveis, à câmera do aparelho celular, como mostra a imagem a seguir:

Detalhe das lentes e acessórios para aparelho celular
Geralmente estas lentes são vendidas em kits de três ou quatro, que normalmente incluem:
- grande angular
- olho de peixe
- Macro
- Zoom (alguns kits).
Isto oferece opções de adaptação de lentes filtro close-up às lentes de celular, e ganha muitas possibilidades de focagem macro.
É importante estar ciente, de que essas lentes são uma alternativa muito barata, que uma lente macro. Portanto, a qualidade da fotografia sempre será inferior à lente macro, mesmo assim ficarão surpresos com as fotografias.
Bom, chega de olhar as fotografias macro dos outros! É hora de começar a criar suas próprias fotografias macro e curtir do seu trabalho.
6.- Conclusão
Com este longo artigo, acredito que ficou respondida a pergunta inicial, que tipo de ótica é necessário para começar a fazer fotografia macro? Foram desenvolvidas as questões relacionadas com equipamentos, acessórios e alternativas para se iniciar na fotografia macro sem fazer grandes investimentos.
Insisto, a verdadeira fotografia macro começa com uma câmera DSLR e uma lente macro, mas isso pode esperar. Principalmente se você não tem esse equipamento. Não precisa inverter agora no começo.
Trabalhe com o que você tiver, câmera compacta simples ou avançada, e mesmo com o seu celular sem mais nada. Faça muitas fotografias macro, adquira experiência e conhecimento, do que é este tipo de fotografia, que lhe proporcionará bons momentos.
Por último indique algumas referências de lentes macro recomendáveis, por sua qualidade e brilho:
Marca da câmera | Marca da lente | Modelo | Caracteristicas | Distância focal |
---|---|---|---|---|
Canon | Canon | Lente 10 macro | f / 2,8 Ef Usm | 100 milímetros |
Nikon | Tamron | Lente SP 90 | Di Macro Autofocus f / 2.8 | 90 milímetros |
Pentax | Tamron | Lente 272EP SP AF 90 | f / 2.8 Di Macro 1: 1 | 90 milímetros |
Sony | Tamron | Lente 60 SP AF | f / 2 Di Macro 1: 1 | 60 milímetros |
Para mim o mais importante é que você tenha tirado algum proveito de todo este conteúdo, e esclareça suas dúvidas. Foi um prazer ter compartilhado este conteúdo com você, e espero que tenha gostado.
Gostou? Compartilhe no Twitter, Facebook, Google+ usando os botões abaixo. Se tiver alguma outra dúvida ou assunto que deseje esclarecer, deixe seu comentário que terei prazer em responder. Até o próximo artigo!