Como Criar Slideshows Com Suas Melhores Fotografias

By clopezso | Edição

Como Criar Slideshows Com Suas Melhores Fotografias

Como criar slideshows com suas melhores fotografias, é o que vamos ver  neste artigo.

Quando temos certa quantidade de fotografias, normalmente, as organizamos criando arquivos por: temas, pessoas, motivos, locais, datas, etc. Desta forma teremos todas elas localizadas, e será fácil e rápido encontrar qualquer uma que queremos ver.

Partindo desta organização básica, podemos trabalhar na criação de possibilidades mais “refinadas” para visualizar as fotografias. Refiro-me a desfrutar visualizando aquelas belas fotografias, que sempre vão-nos lembrar e reviver os momentos em que as criamos.

Isto não é coisa que se faça num piscar de olhos, mas também não é bicho de sete cabeças, não custa dinheiro, nem precisa de conhecimentos técnicos específicos. Mas o que sim precisaremos é de um software que seja: intuitivo, fácil de usar, e também gratuito.

Estou falando de fazer apresentações ou slideshows, com nossas fotografias, utilizando um desses programas fáceis de usar. Que permitem adicionar efeitos especiais nas fotografias, acrescentar música, e publicar nas Redes Sociais.

Vamos aprender como criar slideshows com suas melhores fotografias, usando estes programas.

1.- Quais Programas São Os Mais Apropriados?

Programas para fazer slideshows há muitos, tanto gratuitos quanto de pago, mas nem todos eles são fáceis de usar, e nem intuitivos. A seguir relaciono os mais conhecidos, asim mesmo, com freqüência aparecem novos no mercado.

Recomendo também ver esta página, para encontrar muita informação, conselhos, e dicas bem interessantes.

1.1.- Freemake Vídeo Converter

Este software gratuito freemake.com é uma ferramenta, que permite converter qualquer vídeo, áudio, ou imagem para o formato que desejarmos.

Vamos aprender como criar slideshows com suas melhores fotografias com este programa que suporta todos os formatos populares:

  • Para vídeo: avi, mpg, tod, mov, dv, rm  
  • Para celulares: 3gp, 3g2, 3gp2
  • Para vídeo na Internet: flv, swf, mp4
  • Para vídeo no PC: wmv, mkv, qt, ts, mts
Tela que mostra o programa Freemake Vídeo Converter

Freemake Vídeo Converte também é compatível com a maioria de extensões de áudio e de imagens. Sejam fotografias em tiff ou músicas em wmv, é só escolher o formato de saída desejado e o programa faz o resto num piscar de olhos.

Também permite subir vídeos diretamente desde a câmera para nossa conta do Youtube. Dispõe de varias opções de ajuste e adaptação de resolução, bitrate de som, rotação e modificação de vários patrões de correção.

Por último indicar que Freemake Vídeo Converter é uma ferramenta muito útil que sempre deve estar no computador de todos os que trabalhamos com imagens e vídeos.

1.2.- Google Fotos

Para usar esta plataforma, pode descarregá-la no site oficial da Google: https://photos.google.com/apps?hl=pt

Com este programa é fácil aprender como criar slideshows com suas melhores fotografias

Este é uma aplicação da Google que pode ser descarregada ao PC, ou celular, que permite criar álbuns de fotos estáticas. Pode criar apresentações de entre 2 a 50 fotografias. Esta aplicação é gratuita desde que não seja ultrapassado o limite de 15 GB entre fotos e vídeos.

Imagem que mostra a tela do programa Google fotos para criar slideshows com as fotografias

É muito simples e fácil de usar, mas as apresentações com movimento são muito simples, somente mostra as fotografias numa seqüência. Não permite colocar música de fundo nem efeitos como transições, deslocamentos e zoom.  

1.3.- Keynote

Este programa criado pela Apple Inc. foi lançado ao mercado em janeiro de 2009, e é a alternativa da Apple ao PowerPoint da Microsoft. Para descarregá-la deve ter uma conta no iCloud.

Pode fazer apresentações de fotografias “Slide shows”, incorporando efeitos como transições, efeito de movimento e zoom, e colocar música.

Imagem que mostra a tela do programa da Apple Inc., Keynote, que permite criar slideshows com as fotografias

As características principais deste software Keynote, são as seguintes:

  • Possui temas que permitem manter a consistência das cores e fontes ao longo da apresentação. Incluindo quadros, gráficos e tabelas.
  • Permite transições e construção de slides 3D impulsionadas com OpenGL, semelhantes a páginas volteadas, e transições solventes que fazem desaparecer a um slide com o seguinte.
  • Permite exportar a iDVD com um só clique.
  • Suporta todos os formatos de vídeo QuickTime, incluindo MPEG-2 e DV, em apresentações de slides.
  • Permite exportar a PDF, QuickTime, Flash, JPEG, TIFF, PNG, HTML e PowerPoint
  • Possui suporte de dual monitor, ou seja, o apresentador pode estar fazendo a apresentação na tela dum computador, e estar vendo as notas no seu laptop.
  • Funciona para Mac, iPad e iPhone, e uma versão para PC.

Pode ser descarregado de forma gratuita, mas o programa somente suporta os idiomas: Inglês, espanhol, francês, alemão, mas não português. Há planos de pago para usá-los.

Não é um software muito intuitivo e nem fácil de usar, se comparado com outros existentes. Está muito focalizado para criar apresentações profissionais, com gráficos, esquemas desenhos, etc.

1.4.- Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint permite criar, editar, e mostrar apresentações gráficas, cujo objetivo é informar sobre um determinado assunto. Pode usar imagens, sons, textos e vídeos, e permite animá-los de diferentes formas.

O programa está integrado no pacote da Microsoft Office para Windows. Inicialmente foi desenvolvido para Windows, e depois foi portado para Mac OS.

O PowerPoint é um dos programas de apresentação mais usados nos distintas áreas de ensino, de negócios, etc. Foi desenhado para fazer apresentações de texto esquematizado, de slides, animações de texto e imagens previamente desenhadas ou importadas desde o computador. Pode aplicar distintos desenhos de fontes, modelos e animações.

Com PPT e os apropriados dispositivos de impressão, se podem fazer muitos tipos de resultados relacionados com apresentações:

  • Transparências
  • Documentos impressos para os assistentes à apresentação
  • Notas e esquemas para o apresentador
  • Slides padrão de 35 milímetros
Imagem que mostra a tela principal do programa PowerPoint da Microsoft, que permite, entre outras coisas, criar slideshows com fotografias e gráficos

As características principais deste software são estas:

  1. Usos de planilhas, que podem ser feitas pelo usuário, alem da já estabelecidas.
  2. Permite introduzir textos variando a cor, e o tamanho das letras, segundo as necessidades do usuário.
  3. Podem-se inserir imagens para dar uma melhor apresentação aos slides, e facilitar a compreensão do que trata o slide, e também se pode inserir texto nas imagens para complementar a apresentação.
  4. Possui ferramentas de animação, que podem dar efeitos aos textos e imagens, adicionando uma melhor aparência.
  5. Permite realizar gráficos.
  6. Permite adicionar vídeos e áudios
  7. Pode abris formatos de outras plataformas, permitindo incluso salvá-los em formatos diferentes do PowerPoint. Por exemplo: extensões como PPT e PPS, entre outras.
  8. Permite colocar hipervínculos.

O PowerPoint é um software mais direcionado a fazer apresentações nas aulas das escolas, ou cursos de treinamento de pessoal. Não é o programa mais apropriado, para fazer apresentações com fotografias, e não é fácil de usar nem intuitivo.

1.5.- Movie Maker

Pode descarregar o software gratuitamente neste dois sites:

https://www.topwin-movie-maker.com/es/  https://mega.nz/#!E4wh0SqJ!NNtQOQSItvPUC_fEmicZxPjvcXixBtyHieh7967vlH0

O Windows Movie Maker é um software simples e potente, de edição e produção de vídeos, que ainda funciona com as últimas versões do Windows.

Este software da Microsoft foi descontinuado pela companhia em janeiro de 2017, mas ainda existe possibilidade de descarregá-lo na Internet. É um programa gratuito que funciona no Windows XP, Vista, W7, W8, e W10.

A parte forte deste software é a simplicidade de utilização, sua interface muito intuitiva com padrões de navegação bem familiares.  Tem a possibilidade de ser configurado em varios idiomas, alem do português.

O Movie Maker possui funções de efeitos de vídeo, transições animadas, títulos e notas, pode acrescentar narrações e música. Também possui ajustes do eixo de tempo e produção automática de vídeos.

Imagem que mostra a tela do programa antigo da Microsoft, Movie Maker para criar slideshows com fotografias

Os efeitos e animações podem ser acrescentados a qualquer instante, e também conta com todas as funções de edição de áudio. Permite agregar vários efeitos de áudio, como é o fundido da música, etc. Permite exportar diretamente, arquivos de áudio e de vídeo, de acordo às suas necessidades.

Atualmente Microsoft não permite descarregar este programa, porque desde 10 de janeiro de 2017 Windows Essentials 2012 (https://support.microsoft.com/pt-br/help/18614/windows-essentials), não esta disponível para descarga direta do site da Microsoft. Mas sim pode ser descarregado gratuitamente em outros sites como os indicados acima.

Mesmo na situação atual, acredito que continua sendo um dos softwares mais recomendáveis para fazer apresentações com fotografias, slide show. Principalemnete se você está começando nesta área. Eu uso ele normalmente, e o tenho instalado no Windows 10, e nunca me deu um problema.

1.6.- Roxio PhotoShow 

Este é um serviço online que tem uma versão gratuita e planos de pago. É muito fácil de usar. Pode acessá-lo aquí: http://www.photoshow.com/home/start

Permite criar slideshows com fotografias do computador ou do Facebook, acrescentar animações, e a música de fundo que desejarmos. Também permite combinar fotos e videoclipes, adicionar gráficos e diversos motivos com adesivos animados.

Imagem do software Roxio PhotoShow, que permite criar apresentações com fotografias, e adicionar música e animações, e criar videoclipes, e adicionar gráficos.

Esta plataforma permite compartilhar imagens, slide shows, e gravar em DVD para assistir na TV. Exportar como MPEG2 e WMV, ou salvar como MPEG4 para visualizá-los em dispositivos celulares.

Nas versões de pagamento, oferece um software para instalar em Windows XP e Vista, que permite trabalhar diretamente no computador.    

1.7.- SlidelyShow 

Para acessar este serviço online, que permite criar slideshows, com fotografias, clique neste link: http://slide.ly/collage?utm_content=Header_Site_Nav

Esta é uma plataforma com serviço online gratuito. É fácil de usar e permite criar slide shows com a música que gostarmos. 

Pode usar fotos do nosso computador ou do Facebook, e também permite fazer colagem de fotografias. Criar belas galerias de fotografias, compartilhar tanto nas redes sociais quanto com celular, iOS e Android.

Imagem que mostra a tela principal do software Slidely Show, que é um serviço gratuito online, que permite criar apresentações com fotografias e adicionar a música que quisermos

A versão Promo de pago permite fazer vídeo marketing, coisa que é bem interessante para aqueles que precisem promover seu negocio.  Para as apresentações slide shows é bastante parecido com o Roxio PhotoShow.

1.8.- Spark 

Pode acessar este serviço online, que permite criar slideshows com fotografias, clique no link seguinte: https://www.adobe.com/pt/products/spark.html

Este é um serviço online de Adobe que tem uma versão gratuita e planos de pago premium. Este programa atende tanto á criação de slide shows feitos com fotografias e vídeos, dos amadores à fotografia, quanto aos profissionais. que precisarem de apresentações mais sofisticadas.

Imagem da tela principal da plataforma online da Adobe, que permite criar apresentações com fotografias e vídeos

O Adobe Spark funciona para web e para dispositivos móveis. Agiliza a criação imagens para Redes Sociais, páginas da web e historias em qualquer lugar gratuitamente.

1.9.- Sway  

Para acessar este programa da Microsoft, clique no Link: https://sway.office.com/

Este software é da Microsoft, e é semelhante ao PowerPoint, é gratuito, mas o serviço é online. Para usar esta plataforma, você deve ter uma conta de e-mail. Este plataforma funciona integrada em nosso computador e na web.

Possui recursos focalizados para a web, como são vídeos no Youtube, e também para aplicativos iOS e Android.

Imagem da tela principal do programa Sway da Microsoft, que permite criar apresentações com fotografias, e é um serviço online

Permite inserir facilmente fotografias, vídeos, e outros conteúdos multimídia. Pode criar boletins, apresentações, e comunicações.

Adapta-se dinamicamente para mostrar de forma ótima em qualquer tamanho de tela, ou seja, é responsivo. Permite também compartilhar e editar conjuntamente, com um simples endereço URL.

1.10.- Swipe   

Pode acessar a plataforma clique neste link: https://www.swipe.to/

Este software está mais focalizado nas apresentações para ensino nas escolas, faculdades, e formação e treinamento de pessoal nas empresas. Apresentações profissionais de negócios, e permite uma boa e fluida interação entre pessoas.

Este programa é concorrente direto do Sway, e permite criar slides shows com fotografias, e PDFs. Muito focalizado também, nas apresentações online. Possui uma versão gratuita e planos de pagamento.

Imagem da tela principal do programa da Swipe, que permite criar apresentações com fotografias, para fotografos amadores e profissionais

Pode compartilhar com um link, apresentação a qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo, e permite que lhe respondam também.

Este programa funciona com todo tipo de dispositivos, computadores Windows w Mac, tablets, e celulares inteligentes Android e iOS.

1.11.- Windows Story Remix

Story Remix está instalado por defeito no Windows 10, e é uma remodelação completa do Movie Maker. Digo isto porque lembra muito a simplicidade de uso, é muito intuitivo e, portanto, muito fácil de usar.

É muito superior ao Movie Maker em quanto às suas possibilidades de criação de apresentações seja com fotografias ou com vídeos. Permite colocar as fotografias na seqüência que desejarmos, e adicionar texto em cada fotografia ou no começo e no final. Colocar música seja alguma das que oferece o programa, ou seja, importada do nosso arquivo.

Imagem da tela principal do programa Story Remix da Microsoft, que está instalado por defeito no Windows 10, e que é o sucessor do anterior Muvie Maker, para fazer apresentações fotográficas, edição e criação de vídeos de forma muito fácil e intuitiva

Localiza as fotografias e vídeos automaticamente, em nosso computador e as mostra na linha de tempo. Permite acrescentar efeitos diversos de movimento e zoom, e também efeitos especiais em 3D, como explosões, fumaça, estrelas, etc.

Pode localizar fotografias somente escrevendo uma palavra no navegador interno, por exemplo: pessoas, palácios, comida, praia, flores, etc.

Dentro das possibilidades, há também um amplo cardápio de efeitos 3D: explosão, balões, fumaça, estrelas, etc. Se pode ajustar o volume do som, gravar uma narração, selecionar partes de vídeos e montar outro novo, rápido e fácil.

Salva automaticamente o projeto em nosso computador, e permite:

  • Exportar e compartilhar
  • Salvar em OneDrive
  • Estabelecer vários temas
  • Colocar filtros, e um longo etc.

Também de forma automática, sincroniza o tempo de exposição da imagem com a música, alterar o tempo que aparecem as imagens, troca a posição, etc.

Para abrir esta aplicação do Windows 10, escreva no buscador Cortana, a palavra Fotos e instantâneamente abrirá a tela já operativa.

2.- Conclusão

Como resumo indicar que se você se encontra na fase inicial de uso destes tipos de software, sem a menor duvida, recomendo que use este programa porque alem de ser gratuito, já está instalado em seu Windows 10, é muito potente, fácil de usar e, portanto, uma boa opção. 


Caso você não tiver em seu computador o Windows 10, a melhor alternativa é usar o software Movie Maker, que também é da Microsoft. Alias, mesmo sendo um software que a Microsoft descontinuou, continua sendo um dos melhores programas para criar slideshows.

Como indicado acima, no item 1.5.-, pode ser descarregado de forma gratuita de várias webs sem problemas de vírus.

Por último indicar que há também a possibilidade de usar a plataforma online do Youtube, que é grátis.  Permite criar slide shows com fotografias, e colocar musica nelas, e compartilhar nas Redes Sociais. Neste caso você precisa ter um canal nesta plataforma para poder usá-la, que é fácil de criar e grátis.

Este site usa cookies próprios e de terceiros para recopilar informação estatistíca, e mostrá-lhe publicidade relacionada com sua preferência, gerada a partir das suas pautas de navegação. Caso de continuar navegando, consideramos que aceita esta utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close