Como Editar Imagens Gravadas em RAW
O formato RAW se caracteriza, porque permite criar arquivos de fotografias, com toda a informação digital. Ao contrario de outros formatos (como o JPG), não comprime a imagem, quer dizer, não perde dados digitais das fotografias. Vejamos como editar imagens gravadas em RAW.
O formato RAW, possibilita capturar imagens de altíssima qualidade, que posteriormente, podem ser editadas usando software apropriado, no computador.
1.- Programas Gratuitos para Edição do RAW
Como sempre, no mercado encontramos muitas versões destes programas, umas gratuitas e, outras de pagamento. Uns são mais populares do que outros, porem todos eles funcionam bem.
Entre os programas gratuitos temos alguns mais populares, como estes:
- O software do fabricante da câmera (Nikon, Canon, Sony, etc.)
- RawTherapee
- LightZone
1.1.- O Software do Fabricante da Câmera
Este software é o mais em conta e, para muito fotógrafos, é um dos que produzem fotografias da melhor qualidade. Cada fabricante de câmeras DSLR (Canon, Nikon, Sony, etc.), permitem descarregar de forma gratuita, seu editor de fotografias, aos usuários de câmeras da sua marca.
Estes programas, para editar imagens gravadas em RAW, geralmente são muito intuitivos e fáceis de usar, coisa importante principalmente para fotógrafos aficionados e, até em muitos casos, para os profissionais.
1.2.- RawTherapee
Este é um programa desenvolvido para uso, tanto por iniciantes quanto por profissionais, que requerem uma aplicação de retoque, poderosa e intuitiva.
Com isso, não quero dizer que não podemos alcançar resultados muito bons, pelo contrário. Além disso, temos todas as funções de retoque mais comuns, tudo na ponta dos dedos.
Ainda por cima disso, sua simplicidade de uso baseia-se no fato de que, a grande maioria das funções são ajustadas deslizando os controles correspondentes, nada complicado.
Assim, pode-se dizer que em geral, é um programa bastante completo e potente, além de ser gratuito. Por isso, o recomendo a qualquer usuário, que esteja procurando uma solução, para editar suas fotografias gravadas em RAW
Outras características oferecidas pelo RawTherapee são:
- Retoque de imagem de alta qualidade.
- Compatível com todos os tipos de imagens RAW.
- Possui uma das melhores interfaces de usuário para amadores e profissionais.
- Excelente desempenho ao editar e processar imagens.
- Totalmente livre e de código aberto.

Se quiser testar este programa, você pode descarregá-lo para o seu computador, entrando aqui (https://www.rawtherapee.com/downloads/).
1.3.- LightZone
Esta é uma outra opção de software (OpenSource), dos muitos que existem, para editar fotografias feitas em formato RAW.
Ou seja, para visualizar estas fotografias e, poder fazer todo tipo de retoques e melhorias em nossas fotografias RAW, mantendo os arquivos originais intactos, e gerando as imagens finais para serem imprimidas (por exemplo, em formato JPG).
O LightZone é um editor RAW, não destrutivo (conserva os arquivos originais RAW intactos), e uma das suas melhores características, é praticamente compatível com a maioria dos formatos de imagens, com independência da marca da câmera, com que foram feitas essas fotografias.
Outra coisa boa é que têm a possibilidade de vários idiomas, é só escolher na hora de instalar ele em nosso computador.

Também conta com uma interface, muito clara e bem desenhada, com a que tanto aficionados quanto profissionais, podem volcar sua inspiração e habilidades, para melhorar a qualidade e o aspecto das suas fotografias.
Este programa pode ser descarregado de forma gratuita, acessando a sua Web (https://lightzone.uptodown.com/windows), mas teremos que registrarmos.
Esclarecer que estes programas, são alguns dos muitos existentes (Bible Pro, DxO Optics Pro, Gimp, etc., também muito potentes), mas seria impossível analisar todos eles.
2.- Programas de Pago para Edição do RAW
Entre os programas para edição do formato RAW, no mercado existem muitos deles. Alguns mais populares que outros e, também com preços bastante variados.
Como indicado, há muitas opções, mas vou expor somente os que acredito, são mais populares ou de uso mais estendido:
- Adobe Lightroom
- Capture One
2.1.- Adobe Lightroom
Este software desenvolvido pela Adobe, é dos mais utilizados na área fotográfica, por sua interface muito apreciada, pelo número de opções e ferramentas que incorpora, que permite criar fotografias profissionais.
Estes recursos, são usados tanto por iniciantes quanto por profissionais, já que a manipulação é bastante simples e, portanto, com alguma prática você pode obter bons resultados.
O software oferece um teste gratuito de sete dias, embora depois temos que optar por um plano pago, para usar o programa.
As principais características do Lightroom são:
- Edição automática baseada em IA (Inteligência Artificial) da nuvem Adobe Sensei para melhorar as fotos.
- Possibilidade de configurações predefinidas do programa para usá-lo confortavelmente.
- Pincel de correção para pequeno retoque das fotos.
- Ferramentas de mistura de cores, para acabamento mais profissional.
- Ajuste da clareza, textura e apagado das fotos.
- Ajustes seletivos de acordo com o tipo de retoque que queremos fazer.
- Edição sem destruição de dados de arquivos originais
- Possibilidade de criar perfis diferentes.
- Ajuste alterando curvas.
- Panorâmicas HDR.
Caso você deseje acessar a avaliação gratuita de 7 dias como indicado acima, você pode fazê-lo a partir deste link: https://www.adobe.com/la/products/photoshop-lightroom.html

Adobe Lightroom é um programa voltado para fotógrafos que fazem uso intensivo da edição de fotos.
É um programa leve e fácil de instalar, que tem seu próprio mecanismo de busca, para ajudá-lo a encontrar e catalogar, cada trabalho de forma simples.
Lightroom é um programa muito intuitivo e que você pode aprender a usar muito em breve, já que cada ferramenta é personalizável e, isso permite que você execute o trabalho sem problemas.
Tem um custo aproximado de uns 270,00 USD por ano. Também oferece um plano de pagamento mensal, por 12 parcelas de 22,50 USD. Acesse o site da Adobe para conferir estes dados, que podem ter sofrido algumas variações.
2.2.- Capture One
Este software é um produto do conhecido fabricante, de câmeras de médio formato PhaseOne. Este programa tem menor introdução no mundo fotográfico, do que o seu concorrente Lightroom.
Porém, os fotógrafos que o usam, falam maravilhas dos resultados que conseguem tirar dos arquivos RAW das imagens. Na verdade, este software possui uma interface muito estética e limpa, mas seus comandos são menos intuitivos do que o Lightroom da Adobe.
O programa, como indicado anteriormente é de pago. Porém, para aqueles afortunados possuidores de uma destas fantásticas câmeras, de médio formato PhaseOne, o programa é gratuito. Logicamente, isso está plenamente justificado pelo preço da câmera.
Capture One, também oferece interessantes opções como:
- Transmitir em tempo real, as fotografias desde a câmera e fazer a supervisão de forma remota
- Importar
- Classificar
- Revelar ou positivar
- Exportar
De facto, possui as mesmas funcionalidades fundamentais, que o Lightroom. Particularmente, chama à atenção, a função que manipula o balanço de brancos e a cor, que é mais precisa do que o programa da Adobe, se bem que este detalhe é uma apreciação pessoal.
CaptureOne é um dos programas mais populares, de entre os muitos que existem, para editar fotografias, em formato RAW.

Mas, é imprescindível salientar que exige um período de aprendizado, até conseguir, aproveitar todos os recursos e, funcionalidades que este programa, muito completo, possui.
CaptureOne, permite personalizar sua interface, para fazer ajustes de iluminação e de cores, dando acesso a uma serie de filtros de focagem, máscaras, catálogos, e também uma ampla gama de funções, para conseguir um acabamento fotográfico profissional.
O CaptureOne Pro, se encontra por um valor aproximado, de 245,00 USD, e também com opção de 12 parcelas mensais, descarregando na Web oficial desta marca.
Obtenha mais informações acessando a Web oficial deste programa: https://www.captureone.com/es/pricing/capture-one-pro
3.- Conclusão
Agora só indicar que estes são alguns dos muitos, programas de edição de fotografias gravadas em RAW. Mas, achei interessante apresentar estes, que considero os de maior uso e aceitação entre fotógrafos aficionados avançados e profissionais.
Asim, com qual destes programas você fica? Espero e desejo, que este artigo seja da maior utilidade para você e, ficarei muito agradecido se o compartilhar com seus colegas. Até o próximo artigo!