Consiga fotografias espectaculares em casa
Consiga fotografias espectaculares sem sair de casa, mesmo com as restrições que esta pandemia está-nos impondo, de ficarmos confinados em nossas moradias. Hoje vou explicar como fazer que nossas fotografias atinjam, um alto nível de qualidade.
É normal que niguem goste de assumir riscos desnecessários, por isso mantemos os hábitos em todo o que fazemos. Isto, limita e condiciona nossa criatividade, principalmente, quando falamos de fotografia.
Vejamos, como conseguir fotografias espectaculares, sem sair de casa. Aliás, utilizando esses objetos que usamos no cotidiano, sem perceber que eles possuem "outras propriedades", como vamos ver, para conseguir fotografias espectaculares sem sair de casa.
1.- Aproveita os efeitos de uma malha
Alem do uso normal de uma malha de plástico, para evitar que posam cair coisas das crianças dos balcões, vamos dá-lhe uma utilidade diferente. Podemos criar uns efeitos espectaculares, bricando com a luz e a sombra. É só, elegir à modelo e, tirar as primeiras fotografias, com efeitos incríveis.

2.- Aproveitar as flores bordadas numa cortina
Todas as cortinas usadas na decoração da nossa casa, são lisas, estampadas, tem bordados, trama tipo mosquiteiro, etc. Com criatividade, consiga fotografias espectaculares sem sair de casa, com efeitos lindos. Escolhe tua modelo e começa fazer lindas fotografias.

De igual forma, podemos usar as lâminas de uma persiana veneziana, deixando passar a luz, que cairá sobre o rosto da nossa modelo.
3.- Fotografia macro caseira
Há formas de fazer fotografia macro, usando nossa criatividade, sem sair de casa. A mais simples é usar a câmera com lente macro, é claro!
Mas, use sempre sua criatividade e, consega fotografias espectaculares, sem sair de casa.
Se não tiver lente macro, terá algumas dificuldades, que pode resolver de várias formas:
- Com uma câmera zoom, que normalmente têm esta função, será fácil também.
- Use uma lente normal DF 50 mm e tubos extensores, entre ela e o corpo da câmera.
- Também pode usar lentes filtro close-up, para transformar a lente normal em macro.
- Poderemos usar nosso celular, desde que a câmera possa focalizar de perto, quer dizer, entre 20 e 10 cm.
- Podemos colocar lente macro no celular, quer dizer, os apropriados para essa finalidade.
- Pode usar uma lente normal DF 50 mm, e uma lupa diante dela, para transforma-la em macro.
É claro que, nem todas estas opções, não vão produzir a mesma qualidade de fotografias macro, mas com certeza, terão boa qualidade.

A fotografia acima de um líquen, foi tirada em modo super macro, com câmera Fuji FinePix S8000fd, no pavimento do quintal.

A fotografia acima, é um baixo relevo feito à mão, na superfície de uma peça de barro cozido. Foi tirada com a câmera de um celular Samsung A7, desde 8 cm.
Abaixo temos uma joaninha, que foi fotografada com uma teleobjetiva com DF 28-80 mm, colocando uma lupa diante da lente. Esta fotografia foi tomada desde 12 cm de distância e, posteriormente aumentada x2 na edição no computador.

A imagem abaixo, foi feita com uma lente normal DF 50 mm, colocando tubos extensores, entre a lente e o corpo da câmera.

Outra imagem de uma folha seca, feita com a câmera Fuji FinePix S8000fd, usando a função macro, à contraluz.

4.- Mude a perspectiva com uma taça e água
As taças de conhaque, geralmente, possuem uma forma bastante esférica, que faz com que se adapte perfeitamente à nossa mão. Vamos usar uma destas taças, como se fosse uma lente bem especial, e para isso, a enchemos com água.

Assim, já temos esse tipo de “lente especial”, que nos permite fotografar o cenário de uma forma bem particular. Temos a imagem acima, como resultado desta “lente especial”.
5.- Imagens exóticas com um copo e água
Há copos com formas muito variadas, cilíndricos, cônicos, com perfil curvo concavo ou convexo, etc. Vou usar um copo com perfil curvo concavo, quer dizer, com o corpo curvo e barrigudo.

Enchendo-o de água e, colocando-o entre a lente da câmera e nossos olhos, usamos ele como uma lente bem rara. Assim, conseguimos tirar imagens tão criativas como as de cima e abaixo.

6.- Brincar com um espelho
Dê uma criatividade bem pessoal às suas fotografias, aproveitando coisas tão simples como um espelho. Isso mesmo, brinque com a luz e os reflexos de objetos no espelho. Enquadre as imagens à vontade e, aproveite a luz e as sombras para crias imagens lindas, com perspectivas e profundidade de campo acentuadas.

7.- A lupa
Com uma lupa podemos criar um toque diferente nas fotografias mais simples. Somente interpondo a lupa entre o objeto (no caso a pessoa) e, a câmera fotográfica, como se mostra abaixo.

Este é mais um dos exemplos, de coisas que podem ser feitas sem sair de casa, usando objetos que rotineiramente usamos. Quer dizer, além de dispor de uma câmera e algumas lentes e, poucos acessórios óticos.
Sou ciente de que não é praxe, sair da rotina padrão. O processo normal que seguimos quando fazemos fotografias, envolve as técnicas necessárias para obter a perfeição.
Outra coisa bem diferente é o que se planteia neste artigo, ou seja, deixar quase totalmente de lado, todo processo padrão, e aproveitar esses objetos de uso frequente em casa.
Portanto, se você ainda não deseja sair de casa, receoso da pandemia que está-nos ameaçando, pratique com alguns destes exemplos. Descobrirá agradáveis surpresas com os resultados obtidos.
8.- Conclusão
Espero que todas estas dicas e conselhos, sejam de utilidade e colaborem para animá-lo e, também para que possa desfrutar do seu hobby. Mantê-lo distraído e, quebrando a monotonia deste confinamento forçoso. Além disso, vai descobrir que é possível fazer lindas fotografias, sem ter que usar equipamentos sofisticados.
Se gostou deste artigo, compartilhe com colegas e amigos, e caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que terei prazer em responder. Até o próximo artigo!