Menu

Quais Objetivas São As Mais Necessárias

By clopezso | Equipamentos

Quais objetivas são as mais necessárias

Quais objetivas são as mais necessárias? Para começar devo dizer que, sob a minha modesta experiência e opinião pessoal, os elementos importantes do meu equipamento fotográfico, alem do corpo da câmera, são as objetivas. Especificamente, minha preferida é a objetiva de 50 mm e f/1.4 ou ainda melhor f/1.2 sempre que for possível.

Mas, é claro que cada fotógrafo terá sua própria opinião, gosto, e necessidade particulares. Não vou sequer tentar convencer a ninguém das objetivas mais necessárias. Porem como em outros oficios, na Fotografia há ferramentas insubstituíveis, e disso é do que sim vou falar neste artigo.  

Imagem dos quatro tipos de objetivas mais necessárias, normal, grande angular, macro e teleobjetiva.

(Imagem 1) As quatro objetivas mais necessárias (50mm; grande angular; Macro; Teleobjetiva)

1.- Os 4 tipos de lentes mais necessárias

Sem entrar em marcas ou comparativas que não são o assunto, sim quero falar a respeito do que acredito, são considerados os tipos de objetivas mais necessárias.

É certo que isso não constitui nenhuma ciência matemática, mas em geral, há quatro tipos de objetivas para câmeras DSLR, muito úteis e necessárias.

Refiro-me aos tipos de lentes ou objetivas que sob meu ponto de vista, são os mais necessários e úteis:

  • Lente normal com DF 50 mm f/1.4 (a mais luminosa de todas)
  • Objetiva grande angular com DF 12-35 mm (DF inferior deforma as imagens)
  • Lente macro com DF 100 mm (pode ser DF 60, 85, etc.)
  • Teleobjetiva com DF 55-250 f/3.0 ou f/4.0 mínimo

À partida trata-se de fazer o investimento correto, comprando os elementos apropriados, para ir completando nosso equipamento fotográfico.

Em outro artigo falei a respeito de câmeras mais recomendáveis, dando algumas boas dicas úteis para comprar uma câmara reflex.

Agora vou fazer uma coisa parecida com os tipos de objetivas apropriadas, para evitar comprar coisas com pouca utilidade.

Não vou falar de características adicionais (motor de focagem, estabilizadores, etc.), nem de marcas ou fazer quaisquer comparativas. 

Somente vou falar das características básicas e funcionais deles (tipos de lentes, DF segundo alcance, e apertura de diafragma).  

1.1.- Lente normal DF 50 mm f/1.4

Esta objetiva é sem a menor dúvida, a mais usada das que existem, para todas as câmeras fotográficas DSLR.

Por isso acredito que não há um fotografo sequer, que deixe de usá-la quase de forma permanente. Mesmo com DF 50 mm fixa, o mais importante é sua luminosidade e o jogo que permite fotografando.

Permite tirar fotografias em locais pouco iluminados, e proporciona uns espetaculares ajustes de profundidade de campo.

O campo visual desta lente é praticamente, o mesmo que o do olho humano. Isso faz que nosso olho não perceba diferença entre fotografias feitas com esta lente de 50 mm, e as proporções que acostuma ver normalmente.

Outras vantagens são:

  • Permite sempre usar ISO mais baixo, e por tanto menor risco de ruído nas imagens
  • Usar velocidade mais alta no obturador, isso significa mais nitidez de imagem
  • Na maioria de situações consegue tirar boas fotografias sem flash
  • Destaca os objetos fotografados com a profundidade de campo que consegue
Exemplo de imagem feita com uma das objetivas mais necessárias, a normal DF 50 mm e f/1.4

(Imagem 2) Flores de amendoeira no final do inverno

Por isso tudo, se eu tiver que viver toda minha vida usando uma única lente, escolheria esta maravilha com DF 50 mm e f/1.4.

Primeirissimo primeiro plano de um rosto bonito feito com una dasobjetivas mais necessárias, a DF 50 mm e f/1.4

(Imagem 3) Primeiríssimo primeiro plano, em preto e branco de um rosto bonito

Aliás, o detalhe fazendo retrato com a DF 50 mm f/1.4, é simplesmente impressionante, mesmo em preto e branco.

1.2.- Objetiva grande angular com DF 12-35 mm

Mas, por que um grande angular? Bom! Simplesmente porque é a melhor para fotografar paisagens. É só pensar no que perdería a Fotografia, sem poder conseguir essas espetaculares imagens, não acha mesmo?

As objetivas com visão grande angular são perfeitas, para captar as melhores fotografias de paisagens. Essas que cativam ao espectador e a qualquer fotografo, porque muitos de nós “entramos da mão das paisagens”, na Arte Fotográfica.

Imagem de paisagem feita com uma das objetivas mais necessárias, a grande angular DF12-35 mm.

(Imagem 4) O Golden Gate em São Francisco – Califórnia - USA

A lente grande angular tem amplo ângulo de visão, permitindo captar amplas panorâmicas (Imagem 4), e portanto maiores enquadramentos.

A distância focal DF, destas objetivas deve ser entre DF 12 mm ate os 38 mm como máximo.

É importante considerar que as DF inferiores a 12 mm, passam à categoria das lentes “olho de peixe”, que deformam muito as imagens por distorção ótica, não sendo apropriadas para fotografia panorâmica.

Uma objetiva grande angular com DF de 12 a 35 mm como a da (Imagem 1), é a ferramenta perfeita para tirar as melhores panorâmicas.

1.3.- Lente macro com DF 100 mm 

Geralmente quando compramos uma câmera DSLR nova, ela vem formando um kit composto por: O corpo da câmera e uma lente zoom com DF 18-55 mm e f/1.4-5.6.

Se por acaso você possui um destes kits, e tentou tirar fotografias de flores, insetos, ou objetos pequenos, terá descoberto com frustração, que é impossível focalizar corretamente mais perto do que 25-40 cm. 

Por debaixo desta distância, é impossível ver com nitidez qualquer objeto que tente focalizar.

Para focalizar mais perto os objetos, foram desenvolvidas objetivas com conjuntos de lentes apropriados, que permitem focalizar tão perto como 3-5 cm.

Estas objetivas são chamadas “macro”, e foram criadas para focalizar de perto detalhes diminutos de jóias, flores, e todo tipo de coisas pequenas. Se tiver interesse por lentes macro veja este artigo.

As características principais alem da facilidade de focalizar de perto, são estas;

DF que vai desde 35 mm ate 200 mm (dependendo de modelos e marcas)

f/1.8 ate f/2.8 (dependendo de modelos e marcas)

A focagem pode ser manual e automática (são muito silenciosas funcionando)

Seguem algumas imagens feitas com lentes macro, que permitem tirar conclusões da utilidade deste tipo de objetivas (Imagens 5 e 6).

Imagem de insetos fotografados com objetiva macro, uma das mais necessárias.

(Imagem 5) Fotografias macro de insetos

Macrofografía de uma abelha polinizando uma flor, feita com uma das objetivas mais necessárias.

(Imagem 6) Fotografias macro de abelha sobre uma flor

1.4.- Teleobjetiva com DF 55-250 f/3.0 ou f/4.0 mínimo

Em situações onde precisamos aproximar-nos “sigilosamente”, das pessoas ou animais que desejamos fotografar sem sermos percebidos, necessitamos uma teleobjetiva.

Precisamos uma lente que nos “encoste” ao objeto. Um discreto “espião” que consiga “ ampliar nossa visão”, e atingir nossa finalidade.

A situação típica dá-se quando desejamos fazer fotos “roubadas” de pessoas, conseguindo sua espontaneidade sem ficção.  Também fotografando pássaros, ou animais medrosos, que fogem impedindo aproximar-se. Por exemplo, cavalos livres, animais selvagens, etc.

Imagens "roubadas" feitas com lente teleobjetiva DF 55-250 mm, uma das objetivas mais necessárias.

(Imagem 7) Fotografias “roubadas” feitas com teleobjetiva

Com uma teleobjetiva de DF 55-250 mm, com diafragma f/3.0 ou mínimo f/4.0, temos cobertas quase todas as possibilidades, por isso é uma das objetivas necessárias.

1.4.1.- Problemas com aberturas menores

Aberturas menores limitam muito conseguir fotografias nítidas por falta de luz. Teleobjetivas com aberturas superiores a f/4 são difícil de conseguir e caras.   

Não aconselho gastar dinheiro comprando teleobjetiva com f/5.0, porque é pouco luminosa e vai-te dar problemas, para conseguir fotografias nítidas.

Fotografía de umas pombas, feitas com teleobjetiva DF 55-250, que uma das objetivas mais necessárias.

(Imagem 8) Pombas fotografadas com teleobjetiva

Como em todas as lentes, nas teleobjetivas é importante uma boa abertura máxima de diafragma. Com f/4.0 será suficiente na maioria de situações, porque a passagem de luz é boa, permite disparar mais rápido, e a nitidez da fotografia é maior.

Devo insistir na importância da luminosidade (passagem de luz), que deve ser no mínimo f/4.0 (ou ate maior f/3.0, mesmo que signifique mais preço). 

Meu critério é investir numa teleobjetiva (como nas outras lentes), que garanta os melhores recursos óticos.

Desejo esclarecer que isto tudo, simplesmente são dicas e idéias em base à minha modesta opinião e experiência. Falo isso porque no fim das contas, quem deve decidir exatamente o que comprar é você.

Aliás, como tudo dentro da fotografia vai depender basicamente, das tuas necessidades (seja amador, semi-profissional, ou profissional), preferência por uma marca favorita, e finalmente do seu orçamento.

2.- Conclusão

Fazendo um resumo do conteúdo deste artigo, acredito que seria muito bom se vocês tiram algum proveito das minhas modestas opiniões.

Do mesmo jeito gostaria de ter contribuído da melhor forma possível, a esclarecer algumas dúvidas a respeito do que é mais necessário e útil, para completar um bom equipamento fotográfico, sem desperdiçar seus recursos econômicos.

 A respeito da utilidade e possibilidades que as objetivas indicadas oferecem, volto a dizer que sob a minha modesta experiência, com um conjunto de objetivas como as indicas, conseguirá fazer todo tipo de fotografias sem maiores dificuldades.

Para finalizar, muito obrigado por ter chegado ate aqui, e tomara que este artigo seja da maior utilidade para você. Caso tenha alguma dúvida ou pergunta que deseje fazer, ficarei grato em poder ajudá-lo, e cheio de gratidão se deixar seu comentário e compartilhar este artigo em sua rede social favorita.  Saudações e ate o próximo artigo.

Este site usa cookies próprios e de terceiros para recopilar informação estatistíca, e mostrá-lhe publicidade relacionada com sua preferência, gerada a partir das suas pautas de navegação. Caso de continuar navegando, consideramos que aceita esta utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close