Como saber qual câmera comprar?

By clopezso | Conselhos

Saber qual câmera comprar?

Quando se começa no mundo da fotografia, o desejo é fazer boas fotografias, algo mais do que simples lembranças. Assim surge a dúvida de, como saber qual câmera comprar?

A coisa fica complicada quando iniciamos a pesquisa, porque ficamos abrumados pela avalanche de informação, que cria ainda mais confusão. Megapixels, compactas simples, compactas avançadas, câmeras de entrada, ponte, semiprofissionais, tipos de lentes, formatos de sensores, sensibilidade, etc.

Neste artigo quero simplificar e facilitar ao máximo, como saber qual câmera comprar para não gastar dinheiro à toa. Ter a certeza de comprar o que verdadeiramente vai precisar para cobrir suas necessidades atuais e futuras.

1.- Quantos tipos de câmeras existem

Seguindo a idéia de simplificar ao máximo este processo de escolha, indicar que basicamente existem dois tipos de câmeras:

  • Câmeras compactas
  • Câmeras reflex

É claro que estes dois tipos de câmeras formam dois grandes grupos ou conjuntos de modelos de câmeras diferentes. Mesmo assim à partida é importante considerar somente estes dois tipos de câmeras. Veja mais informação neste artigo

1.1- Câmeras compactas

Dentro do tipo de câmeras compactas somente existem também outros dois tipos de câmeras que são:

  • Câmeras compactas simples
  • Câmeras compactas avançadas

1.1.1.- Câmeras compactas simples

As câmeras compactas simples são as que se conhecem como de “apontar e disparar”, porque todos os ajustes são automáticos. Quase todas elas são de pequeno tamanho, parecido o um aparelho celular.

Fotografias mostrando a frontal e traseira de uma câmera compacta simples como exemplo deste tipo de câmeras e suas limitações

Câmera compacta simples com 14 Mp, zoom, vídeo e outras funções e display de 2,5 polegadas

O usuário não tem acesso praticamente a nenhum controle como velocidade, focagem, exposição, etc. Muitas delas permitem também fazer vídeos da mesma forma que quase todos os celulares inteligentes. Encontre mais informação aquí

A lente é fixa e não é possível remove-la do corpo da câmera, e alem disso a qualidade desta lente é bastante limitada porque geralmente são lentes de plástico.

Somente funcionam com pilhas ou baterias recarregáveis. Costumam ter ao redor dos 16 Megapixels, porem o tamanho de sensor é minúsculo. Por isso tudo são as câmeras com preço mais baixo do mercado.

Fotografia da Cité em Carcassonne na França, usando uma câmera compacta simples, como exemplo da qualidade de imagem destas câmeras.

A imagem quando ampliada apresenta baixa qualidade, muito ruído e falta de nitidez

As fotografias se ampliadas, apresentam baixa qualidade por falta de resolução. Que dizer, são câmeras que estão pensadas para pessoas com mínimos conhecimentos de fotografia.

1.1.2.- Câmeras compactas avançadas

As câmeras compactas avançadas também conhecidas como câmeras zoom, têm opções automáticas e manuais permitindo controlar:

  • Velocidade
  • Focagem
  • Abertura do diafragma
  • Ajustar a sensibilidade
  • Ajustar balaço do branco
  • Usar o zoom ótico e digital
  • Funcionar com bateria e alimentação externa
  • Todas as funções que possui

As compactas avançadas são o primeiro passo dentro do mundo da fotografia, porque permitem praticar desde fotografia macro ate de teleobjetiva. Todas ou a maioria pode usar cartões de memória.

Este tipo de compactas é bom para praticar quase todas as variantes da fotografia, desde retrato ate paisagens. A maioria delas também permite fazer vídeos e possuem um display de tamanho maior do que as compactas simples.

Fotografia da frente e traseira de uma câmera compacta avançada Lumix , como exemplo , para comparar com as compactas simples, e ajudar a saber qual câmera comprar.

Exemplo de câmera compacta avançada também conhecida como câmera zoom

Em relação com a qualidade de imagem, estas compactas avançadas têm boa qualidade de resolução. Possuem sensores pequenos e uns 25 Megapixels. Permite ampliações do tamanho da tela de um monitor de 24 polegadas, com boa resolução como mostra a fotografia abaixo.

Imagem de um pássaro pêga, no galho de um pinheiro. É um exemplo da qualidade de imagem que consegue una câmara compacta avançada.

Imagem de pássaro pêga no galho de um pinheiro,usando uma compacta Fujifilm S8000fd  

Outra característica deste tipo de compactas avançadas é que a lente é de cristal de boa qualidade, e boa luminosidade. Do mesmo jeito que nas compactas simples, a lente é montada no corpo e não pode ser removida dele.

2.- Câmeras reflex

Em primeiro lugar, fazer uma simples descrição do que é uma câmera reflex, para entender as diferenças. Veja mais informação aquí.

Uma câmera reflex permite conferir o que se está fotografando exatamente com toda precisão. Elas possuem um visor como todas as câmeras, más que por intermédio de um sistema de penta prisma, reflete perfeitamente o que a lente está focalizando.

Dentro de este tipo de câmeras reflex há uma grande variedade de modelos, desde os mais simples ate os profissionais.

Imagens da frente e traseira de uma Canon Eos Rebel T6, como exemplo de câmera DSLR simples, como dica para ajudar a saber qual câmera comprar.

Canon EOS T6 , reflex simples com sensor APS-C, lente cambiável e muitas mais funções que as compactas

A mais do sistema de visor reflex, a característica principal destas câmeras é que todos permitem trocar a lente. Quer dizer o corpo ou carcaça é construído de forma que possui um sistema de flange onde se montam as lentes. 

Feita esta definição, acrescentar que quem deseja entrar seriamente no mundo da fotografia, sempre deve escolher uma câmera reflex.

imagem de uma câmera DSLR Canon Eos Rebel SL-2, da frente e traseira da câmera, como exemplo de câmera reflex avançada, para ajudar a saber qual câmera comprar.

Canon EOS Rebel SL-2, reflex avançada, sensor APS-C, ótica cambiável e display orientável

Por outro lado as câmeras reflex possuem muitas mais funcionalidades do que qualquer outro tipo de câmera. Isso as faz mais complicadas de manejar, porque exigem de maiores conhecimentos técnicos e fotográficos.

Imagem de um gato adormecido nas toalhas de mesa em uma loja, como exemplo da qualidade de imagem de uma reflex semi-profissional.

A qualidade das imagens é muito melhor do que as das câmeras compactas

3.- Modelos de câmeras

Em geral os fabricantes produzem duas linhas de modelos de câmeras reflex:

  • As câmeras de uso padrão do grande público e ate de profissionais
  • Câmeras de uso exclusivamente profissional

Alem da qualidade da imagem existem outros fatores que marcam diferenças entre estas duas linhas de modelos de câmeras:

Material do corpo da câmera

De que materiais são as partes movíveis da câmera

Se o corpo da câmera é estanque ou não a proba de poeira e umidade

Possui ou não, estabilizador interno no corpo da câmera

Tamanho ou formato do sensor

Tem ou não limpeza do sensor

Velocidade de disparo

Sensibilidade ISO (amplitude da escala)

Velocidade de auto-focagem

Possui ou não sistema anti-vibrações 

Possui ou não espelho e penta prisma

Tem ou não, uma longa lista de itens…

Geralmente a linha de modelos profissionais tem corpo e partes movíveis metálicas, que são mais resistentes à poeira e desgaste. Por exemplo, a entrada de um grão de areia entre os dentes de uma engrenagem, afetará menos que se a engrenagem fosse de plástico.

Imagens mostrando a frente e parte superior de uma DSLR Canon Eos 80D, como exemplo de câmera semi-profissional, para ajudar a saber qual câmera comprar.

Canon EOS 80 D, reflex avançada, sensor APS-C, 24.2 Mp, ótica cambiável e display orientável.

Uma câmera reflex profissional é muito mais estanque contra a poeira e umidade, do que as câmeras reflex padrão. 

Mas nem tudo está tão claro e definido. Assim uma câmera tipo “GoPro” esportiva tem qualidade de imagem equivalente às câmeras reflex padrão. Por contra uma reflex padrão terá problemas se a usamos de forma esportiva freqüentemente.

4.- À respeito de Megapixels

Este é um detalhe de menor importância, porque não é determinante para escolher uma câmera fotográfica.  O que é verdadeiramente importante numa câmera reflex é o tamanho do sensor que ela possui porque ele define a qualidade e definição das fotografias.

Para melhor compreensão desta afirmação vou por um exemplo: Uma câmera reflex com 25 Megapixels e um sensor pequeno do tipo ¾ dará piores fotografias que outra reflex com 14 Megapixels e com sensor tipo APS-C. Encontre informação mais detalhada neste artigo.

Atualmente todas as câmeras reflex fazem fotografias que podem ser ampliadas a 30×40 cm, sem que apareça ruido.

Portanto é importante entender que os Megapixels não são nem de longe, o mais importante na hora de escolher câmera.  É muito mais importante se atentar na qualidade do processo digital gerado pela programação e capacidade do micro processador interno.

Os fabricantes pouco ajudam na hora de selecionar nossa câmera reflex, nos enchendo com termos espetaculares em inglês.

Então perante esta falta de informação dos fabricantes, como saber que câmera comprar? Bom! Nem tudo são complicações como vamos ver.

Fotografia da traseira do carro modelo Carmen da marca Hispano Suiza, no Salão do Automóvel 2019 de Barcelona. Como exemplo da qualidade de imagem de uma reflex semi-profissional.

Hispano Suiza modelo Carmen, 100% elétrico, 1000 HP e tração 4×4 (Salão do automóvel 2019 Barcelona) 

Para captar informação verdadeiramente útil para saber que câmera comprar, vamos entrar no Google e escrever “sample image” ou “sample photo” e o nome da câmera que estejamos avaliando.

 Google nos mostrará imagens dos sites oficiais das marcas e também de fotógrafos particulares. Escolhemos tamanho grande, e procuramos fotos semelhantes às que desejamos fazer, e as descarregamos ao nosso PC para analisá-las. E também as imprimir em papel.

Esta é a forma mais fácil e correta de comparar diferentes modelos de câmeras para escolher a nossa.

5.- Função auto-focagem

Dependendo da lente e da câmera que usemos a velocidade de auto-focagem será maior nas câmeras de gama mais alta. A necessidade de auto-focagem mais complexo, vai de pender do tipo de fotografia a fazer.

Por exemplo, para fotografias de casamento o esportivas iremos precisar de boa auto-focagem. Mas no caso de retratos ou paisagens já não é rigorosamente necessária.

6.- Cartões de memória 

As câmeras reflex usam cartões de memória e as compactas avançadas também. Centrando o assunto nas reflex em geral, temos que os tipos de cartões de memória mais usados são:

A diferença entre estes dois cartões de memória é que o Compact flash é mais reforçado e resistente que o SD.

Alguns modelos de câmeras possuem duas ranhuras para cartões Compact flash e SD, e outras duas ranhuras para SD. Isso permite ir gravando primeiro um cartão e depois o outro. Pode gravar num cartão arquivos RAW e no outro JPGE, gerados da mesma fotografia.

7.- Tipos de lentes

Todas as câmeras reflex em geral, são vendidas com kit de uma lente zoom e às vezes de duas lentes. A qualidade destas lentes é media e com luminosidade media também.

Em algumas lentes estão equipadas com sistemas BR compensar vibrações, que permite ajustar tempos de exposição mais longos. Essa é uma vantagem que facilita nosso trabalho em cenários com iluminação baixa.

Fotografia da lateral do carro modelo Carmen da marca Hispano Suiza, no Salão do Automóvel 2019 em Barcelona. É um exemplo da qualidade de imagem que consegue uma reflex semiprofissional.

Hispano Suiza modelo Carmen, 100% elétrico, 1000 HP e tração 4×4 (Salão do Automóvel 2019 Barcelona)

Existem também câmeras reflex que integram um sistema BR no corpo, que também possibilita ajustar tempos de exposição mais longos.

É bom relembrar que alem das lentes zoom do kit da câmera, existem lentes melhores as primarias, que são mais luminosas.  

8.- Formato dos sensores

A respeito de formatos dos sensores, e importante indicar que existe certo número de formatos, que pode encontrar neste artigo. 

Mas para a finalidade de como saber qual câmera comprar, vou considerar somente dois formatos que são os mais comuns. Quer dizer, os mais usados em câmeras reflex tanto profissionais, e de tipo inferior. Os dois formatos mais comumente usados são estes:

Formato Full Frame ou completo, equivalente ao filme clássico de 35×25 mm

Formato APS que é muito menor que o Full Frame

O Formato Full Frame é aplicado principalmente às câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) reflex profissionais.

Fotografias drontal e superior da DSLR Canon Eos 5DS Mark IV, como exemplo de câmera profissional, para ajudar a saber qual câmera comprar.

Canon EOS 5DS Mark IV, reflex profissional, sensor Fullframe, 30.4 Mp. e ótica cambiável.

E o formato APS é amplamente usado tanto em câmeras DSLR mais simples, quanto nas semiprofissionais. Seu tamanho é menor do que a metade do Full Frame.

Um detalhe importante é que as lentes construídas para sensores de formato APS, somente servem para este formato. Não podem ser usados em câmeras com formato Full Frame.

Mas as lentes construídas para formatos Full Frame, sim podem ser usados em câmeras com sensores APS. Mesmo assim há um porem e é que o ângulo de focagem resulta reduzido. Pode encontrarmuita mais informação neste artigo.

9.- Capacidade dos sensores

O sensor é uma das partes mais importantes de uma câmera e, portanto deve ser analisado com a máxima atenção.

Imagem da frontal do carro modelo Carmen da marca Hispano Suiza como exemplo de qualidade de imagem profissional.

Hispano Suiza modelo Carmen, 100% elétrico, 1000 HP e tração 4×4 (Salão do Automóvel 2019 Barcelona)

Atualmente existem câmeras digitais cuja escala de sensibilidade ISO vai desde ISO 100 ate ISO 51200 nas mais sofisticadas. Encontre mais informação aqui.

10.- Visão ao vivo ou live view

A característica “live view” ate faz pouco tempo era uma função exclusiva das câmeras compactas digitais. Atualmente as câmeras reflex a incorporam e com ela visualizar no display da câmera o cenário a ser fotografado.

Esta funcionalidade das câmeras permite as conectar ao computador, e trabalhar facilmente nas imagens ampliadas no monitor. É muito prático para fotografia de estúdio.

11.- Vídeo

A função de vídeo existe tanto nas câmeras digitais compactas avançadas quanto em todas as câmeras digitais reflex DSLR.

Alguns modelos de reflex permitem gravar vídeos em qualidade 4K, e quase todas HD 1080p, ou seja, imagens de 1920 por 1080 pixels, a 24, 25, e 30 imagens por segundo.

Portanto se estiver interessado em vídeo alem da fotografia fixa, recomendo analisar esta função quando selecione sua próxima câmera. 

12.- Conclusão

Quando estiver analisando, comparando e avaliando as características para como saber qual câmera comprar, considere todos os pontos indicados anteriormente.

A finalidade principal comprar a câmera apropriada, sem pagar por características que nunca vai usar.  Por outro lado pense que se inverte todo seu dinheiro numa câmera, depois não terá condições de adquirir:

  • Alguma lente (teleobjetiva, grande angular, etc.)
  • Um flash
  • Tripé
  • Outros acessórios (filtros, para sol, etc.)

E isso vai descobrir quando comece a usar a câmera com o kit inicial, que normalmente é fornecido com ela. Encontre muita mais informação aquí.

Espero e desejo que toda esta informação seja da máxima utilidade para ajudá-lo a como saber qual câmera comprar.  Ate o próximo artigo!

Este site usa cookies próprios e de terceiros para recopilar informação estatistíca, e mostrá-lhe publicidade relacionada com sua preferência, gerada a partir das suas pautas de navegação. Caso de continuar navegando, consideramos que aceita esta utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close