Ganhar qualidade nas fotografias
Ganhar qualidade nas fotografias sempre é interessante, mesmo que à partida estejamos satisfeitos com a qualidade geral das nossas imagens.
Este artigo é direcionado principalmente aos fotógrafos iniciantes e amadores, que alcançaram um bom grau de aprendizado. Na Fotografia, como em outras áreas profissionais e artísticas, é possível ampliar os conhecimentos e, técnicas para aprimorar os resultados.
A necessidade de ganhar qualidade nas fotografias motivou-me a ampliar mais um pouco, as dicas e conselhos deste outro artigo . Naquele artigo, proponho fazer uns exercícios fundamentais, com a finalidade de praticar os princípios elementares da técnica fotográfica.
Seguindo esse mesmo feito, você proporá fazer mais uns exercícios para que pratique e desenvolva suas habilidades como fotógrafo.
1.- Praticar com os níveis do ISO
Você já deve ter descoberto que usar níveis de ISO altos é assumir um alto risco, de quesuas fotografias apresentaram ruído. Se bem que as câmeras digitais atuais tolerem certo nível de ISO, não é nada recomendável fazê-lo.
Por outro lado, para obter imagens de nas de qualidade, você precisa descobrir até que nível de ISO pode chegar com sua câmera, sem que suas fotos sejam perjudicadas.
Para conhecê-lo, é necessário fazer testes variando o nível ISO de forma controlada e, tomando as instruções necessárias.
Naturalmente, os resultados vão depender do tamanho do sensor que possui uma câmera que pode ser utilizada, mas prática em diferentes cenários.
Una forma más de direcciones de tirar esses dados é fazer a mesma fotografia, por exemplo, variando ISO 400, 800, 1600, 3200, etc.
Depois passe as fotografias para o seu computador, e amplifique-as para descobrir as que estão com problemas e as que não.
Este é o caminho mais fácil e direto, para descobrir o comportamento de sua câmera, quando for necessário usar sensibilidades altas.
2.- Controle melhor a profundidade de campo
Você já possui um bom conhecimento fundamental daProfundidade de Campo, mesmo assim ainda surgem situações de dúvida.

Para acabar com essas situações embaraçosas , vou propor um exercício que com certeza vai ajudá-lo porque é de grande utilidade.

O exercício consiste em procurar várias coisas ou objetos, como por exemplo, uma flor, um objeto lindo, uma pomba parada num galho, o tronco de uma árvore, etc.

Agora fotografe cada um dos objetos, com pouca e com muitaprofundidade de campo, sempre mantendo focalizado o objeto principal. É fácil de fazer e acredito que também útil para ganhar qualidade nas fotografias.
3.- Faça um retrato
Bem, tenha descoberto já, que fazer um bom retrato não é tarefa simples nem fácil, pela escassez dos modelos. Mas sempre teremos inúmeras possibilidades com familiares e amigos, que terão a paciência de posar para nossa prática. Por outro lado, é uma prática para ser feita em casa sem maiores problemas.
Mesmo assim, para obter um bom retrato, você deve praticar bastante e considerar um monte de detalhes:
- Tipo de lente (recomendo usar um próximo dos 70 mm)
- Procurar criar um ambiente relaxante com o modelo (mantenha uma conversa descontraída)
- Use um lugar perto de uma janela com boa iluminação natural, mas não sol direto
- Tente sempre captar os instantes mais relaxados e naturais do modelo
- Não faça sessões de pose longas que cansam o modelo. A naturalidade é o que melhor funciona

Pratique retrato fazendos com certa frequência e confira que é um bom exercício para progredir como fotógrafo.
4.- Pratique fotografando silhuetas
Fotografías de silhuetas, sejam pessoas outros objetos, resultam um bom exercício para praticar medindo a luz no cenário. Quer dizer, por em prática os fundamentos de como medir corretamente a luz do cenário.

Procure um local onde a pessoa ou objeto, fique diante de um fundo bem mais iluminado, como um portal escuro diante da rua iluminada pelo sol. Faça medições da luz, para que a pessoa ou a coisa fique o mais escura possível, sobre a claridade. Ou seja, procure que a silhueta fique corretamente sub-exposta
5.- Faça a mesma fotografia em horário diferente
Provavelmente, como bom observador que você já está percebendo que as coisas e os cenários, têm um aspecto completamente diferente, em função da hora do dia pela posição do Sol.

Experimente praticar este recurso, apreciando diferenças bem marcadas de uma fotografia no amanhecer, ao meio dia, e no pôr do sol
6.- Pratique balançando as diferenças de luz
Às vezes por esquecimento, depois de fazer algumas fotos, deixamos a câmera com os ajustes que estávamos usando nesse trabalho.
Acontece que sem conferir nada e por inércia, voltamos a fazer fotografias em condições diferentes de iluminação estragando essas fotografias.
Para evitar este problema na prática deste exercício: Ajuste o medidor de exposição da câmera marcando sempre a exposição correta, centro. Faça isso em uma série de fotografias com diferentes intensidades de luz.
A prática consiste em fazer, por exemplo, três ou quatro fotografias em um local com diferentes condições de iluminação. Repita isso mesmo em outros três locais que também têm condições diferentes de iluminação.
Na primeira série de fotos deve-se brincar variando a velocidade do obturador. Na segunda série de fotos brinque somente variando a abertura do diafragma, e na terceira série varie somente a sensibilidade ISO.
Sempre mantendo o indicador de luminosidade no centro, quer dizer, corretamente ajustado. O resultado em todas as séries de fotografias deve ser correto, com imagens nítidas e com boa resolução.
7.- Penetre no mundo macro sem receios
Veja informação e dicas importantes, neste artigo Como começar na fotografia macro , para ter uma visão completa do que segue.
Qualquer aficionado à fotografia sente-se atraído por esta modalidade de fotografia, que consiste em fotografar as coisas à curta distância. E mesmo que esta técnica aparente seja muito complicada, na realidade pode ser exaltada por qualquer um.

Pode começar com a ótica que tem sua câmera, focalizando o mais perto possível coisas pequenas. Obterá fotografias originais que o ajudaram a descobrir o mundo das coisas pequenas. Existem algumas alternativas para melhorar sua macro-fotografia como são:
- Macro Ótica.
- Tubo extensor e lente normal de 50 mm.
- Filtro de lentes de aproximação.
8.- Retratos roubados
Agora que você já praticou retratando a familiares e amigos, comodamente em sua casa, é chegada a hora de retratar pessoas desconhecidas na rua.
A primeira coisa é perder o medo a turistas gente na rua. Isso pode ser complicado se você é tímido, mas depois vai descobrir que é lento.

Por outro lado a dúvida é, mas eu teria que pedir permissão à pessoa para fotografá-la? Olha na ortodoxia, deveria pedir permissão, porem você vai perder a espontaneidade da pessoa que é muito importante neste tipo de retrato.

Mas em geral não existe segurança legal de passageiros a alguém que esteja na rua ou público local. O caso muda se você usar essa fotografia para fins comerciais ou de outro tipo. Aí sim vai precisar de permissão da pessoa para evitar problemas legais.
9.- Pratique fotografia em "burst" e "single shot"
Como você sabe, mesmo como câmeras compactas avançadas, possuim dois tipos de disparo, o “burst” ou série, e o “single shot” ou disparo único.
Com o modo “burst” quando você fotografa um objeto em movimento, a câmera toma uma sequência de imagens que se passaram de forma rápida ficam como um vídeo curto. Já com o “single shot” ou disparo único, a câmera tira uma fotografia única.

O modo “burst” permite selecionar uma imagem da fotografia do objeto no movimento. Seja um jogador de futebol ou um carro de competição da F1.
Usando esta função da câmera é fácil obter imagens espetaculares da parada de um goleiro voando para pegar uma bola. Isto é muito usado por fotógrafos esportivos.

Estou propondo como exercício, que você pratique e, consiga o mesmo resultado, somente com o “single shot”. Isso! Conseguir “congelar no ar” um goleiro voando para pegar a bola no futebol.
Isso exige sua concentração máxima, mantenha perfeitamente ajustada a câmera antes do tiro, seguindo a jogada com a câmera focalizando quem leva a bola. Pratique muito até conseguir bons resultados. Seja ágil e rápido como uma onça.
Uma vez que você domina isso, aí vai ficar "doutorado" nessa área da fotografia e depois vai achar ate monótono usar o tiro "burst".
Esta técnica também é conhecida como "planificação", com uma diferença de que nenhuma "planificação" é captada pelo efeito de movimento. Seria o caso de “congelar” a passagem dum carro de F1 em alta velocidade. O carro fica congelado, mas o fundo fica ralado mostrando o movimento.
10.- Pesquisar o "fade to bright" e "fade to dark"
Esta prática consiste em pesquisar o escurecimento e o desenvolvimento progressivo de imagens, usando corretamente uma luz natural ou artificial.
É uma prática um pouco mais avançada no aproveitamento dos recursos “Fade to bright” e “Fade to dark” como indicado. Ou seja, consiga imagens com predominância de luzes altas e baixas que, resultam belas e atraentes.

Paisagem polar, efeito se desvanece à luminosidade
Para obter estes efeitos, não é suficiente ajustar uma câmera para subexpor ou sobreexpor no instantâneo de fazer a fotografia. Também escolha corretamente objetos e motivos para serem fotografados, para que todos os elementos tenham toneladas semelhantes e iluminação constante.

Paisagem polar, efeito se desvanece na oscuridão
Procure cenários muito claros ou muito escuros, e compense progressivamente para alto ou baixo, usando uma compensação de exposição. Mais é fundamental selecionar, cenário, objetos e motivos corretamente.
Esta prática pode resultar um pouco complicada, porem é um processo perfeito para demonstrar seus conhecimentos sobre exposição fotográfica.
11.- Conclusão
Com estas dez práticas certamente vai melhorar bastante a qualidade de suas fotografias, aliás, melhorar nossas fotografias deve ser um hábito permanente.
Por experiência sei que isso exige perseverança e disciplina, mas como diz o ditado popular “quem quer algo tem que dar”. Por esta razão a minha recomendação é praticar novas técnicas e recursos, procurando sempre transmitir nossa visão em nossas fotografias.
A arte fotográfica oferece recursos praticamente inesgotáveis, portanto, siga como fotógrafo é um desafio permanente para todos nós, nunca desista!
E aí, você já fez essas práticas? Tirou conhecimentos e resultados?
Como sempre, desejo que estes exercícios e práticas tenham sido interessantes e úteis para aprender e progredir no manejo da câmera.
Tome anotações das coisas pendentes e, se tiver dificuldade deixe seu comentário que terei prazer em responder.
Se você gostou deste artigo, clique nos botões ao lado esquerdo ou abaixo, e compartilhe nas redes sociais.
Até o próximo artigo!