Warning: Declaration of TCB_Menu_Walker::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/indexcam/public_html/wp-content/plugins/thrive-visual-editor/inc/classes/class-tcb-menu-walker.php on line 0
Que é ruído na fotografia e como eliminá-lo com os recursos da câmera

Que é Ruído na Fotografia e Como Eliminá-lo

By clopezso | Fotografia e ISO

Que é ruido na fotografia

Que é ruído na fotografia e como eliminá-lo, é o que vou mostrar neste artigo, e como resolver este motivo de frustração, que em maior ou menor medida, afeta os fotógrafos.

Você está contente com sua nova câmera DSLR porque faz umas fotografias esplendidas. Um dia faz umas fotografias num cenário pouco iluminado, e descobre que suas fotografias têm uma granulação fina.  

É parecida à que aparecia nas fotografias de filme químico e câmeras analógicas. Isso é o que se conhece como ​Ruído na Fotografia Digital.

Essa granulação fina acontece quando os Pixels adquirem uma cor e luz diferente da real do ambiente.

O ruído é o quebra-cabeça da era digital, e é normalmente considerado antiestético nas fotografias. 

Há vários tipos de ruído que afetam às fotografias, mas os mais freqüentes são este dois:

  • Ruído de luminância (originado por falta de iluminação)
  • Ruído de cor (gerado por aquecimento do sensor)
Imagem que mostra os Pixels na máxima ampliação do detalhe de uma petala de flor, como exmplo do que é um pixel

Detalhe muito ampliado da pétala de uma flor, mostrando os Pixels que formam a imagem 

Um Pixel é um ponto de cor. Um conjunto de Pixels forma uma imagem, como mostrado no detalhe acima.

O ruído aparece quando a cor e a luz de alguns desses Pixels, são alterados e, portanto estragados.

Fotografia que mostra o ruído gerado numa fotografia de paisagem urbana, por defeito de ajuste correto de ISO e diafragma, como exemplo de fotografia com ruído

Exemplo de fotografia com ruído (Mesquita  em Istambul - Turquia)

Que é ruído na fotografia e como eliminá-lo. Quando ampliamos a fotografia para vê-la os detalhes, apreciamos os Pixels alterados, principalmente nas áreas escuras. Ampliando a cúpula da mesquita da fotografia anterior, perebemos perfeitamente muito ruído nas partes à sombra.

Imagem que mostra uma ampliação da cúpula da mesquita, onde se aprecia o detalhe do ruído existente nas partes escuras da fotografia.

Detalhe muito ampliado da cúpula central da mesquita que mostra perfeitamente o Ruído de Luminância

1.- Ruído nas Fotografias

Realmente o ruído se encontra na totalidade das fotografias, mesmo que em muitas seja “imperceptível”, e em outras claramente visível.

Quando você olha sua fotografia e percebe ruído nela, essa malha de Pixels estragados, e isso começam a te incomodar, é hora de agir e solucionar o problema.

Que é ruído na fotografia e como eliminá-lo. Para solucionar o problema, o primeiro e mais importante, é saber como se produz o ruído. Vejamos isso de forma fácil.

1.1.- Como Afeta o Sensor ao Ruído

Sua câmera tem um sensor de imagem, que contem centos de milhares de diminutos Pixels. O microscópico tamanho destes Pixels é um dos principais motivos pelo que se produz o ruído.

Acontece que quanto menor é o Pixel, menor superfície tem para captar os fótons da luz que recebe, para formar a imagem.

Isto significa que cada Pixel recebe menos informação para fazer seu trabalho, portanto facilmente cometerá erros. Ou seja, os Pixels registram luz e cores erradas, que produzem o odioso ruído.

Certamente você terá detectado que à medida que diminui a iluminação no cenário, cresce o risco de ruído na fotografia. Isso porque quanto menos luz há no ambiente, cada Pixel do sensor recebe menos luz e, portanto comete mais erros.

Outro fator que acentua a aparição de ruído são os Megapixels do sensor. Em contra da crença de que as melhores câmeras são as que têm mais Megapixels, esclarecer com um exemplo:

Temos duas câmeras equivalentes, com sensor de igual tamanho

  • A primeira com menor quantidade de Megapixels
  • A segunda com maior quantidade de Megapixels

Existe mais risco de ter imagens de pior qualidade com a segunda câmera que com a primeira. Isso porque possuindo maior quantidade de Megapixels, necessariamente estes são de menor tamanho. Portanto há mais risco de erros de cor e luminância, e de gerar ruído.

2.- Como Eliminar o Ruído

Que é ruído na fotografia e como eliminá-lo. O item anterior explica como se produz o ruído, vejamos agora que podemos fazer para eliminá-lo das fotografias.

Caso suas fotografias tenham muito ruído, significa que os Pixels do sensor da sua câmera têm problemas para captar a luz apropriada, e traduzir essa informação de forma correta.

Este problema seria resolvido aumentando o tamanho dos Pixels do sensor, mas isso não é possível sem trocar a câmera. Mas você pode ajudar ao sensor a fazer seu trabalho da melhor forma possível.

2.1.- Como Eliminar o Ruído de Luminância

Vamos começar pelo primeiro tipo de ruído indicado, que é o gerado pela luminância.

Imagem dos dois tipos mais comuns de sensores usados em câmeras digitais o CMOS e o CCD, para mostras as diferenças entre eles.

Tipos de sensores de imagem mais usados em câmeras: À esquerda o CMOS, à direita o CCD

A primeira coisa que temos que considerar é o tamanho do sensor de imagem da câmera, e isso por que: 

  • O sensor está formado por uma superfície de células que reage ao receber a luz que entra na câmera através da ótica. 
  • Cada célula possui detectores de luz chamados fotodiodos, que convertem a luz em sinal elétrico.
  • E esse sinal elétrico se torna parte de uma imagem que se armazena na memória da câmera.
Imagem dos esquemas de como é um Pixel sobre um sensor, e como funciona a eletricidade , ta,bém um detalhe do filtro Bayer que é usado na maioria dos sensores de imagem.

Detalhe da tecnologia dos sensores de imagem  (Lozère – Wikimedia Commons)

O problema é menos freqüente quando o sensor da câmera é de maior tamanho, pois tem maior capacidade de captar luz, assim não precisa “improvisar” tantos dados.

Também um sensor maior permite maior espaço entre os Pixels. Portanto com menor densidade de Pixels, menor risco de geração de ruído.

Como seja que fundamentalmente é necessária mais luz, o primeiro pensamento seria aumentar a sensibilidade ISO. Não faça isso. Quanto mais alto for o ISO, mais se amplia o sinal e gera mais ruído.

A maioria de câmeras digitais não pode dar resposta correta, quando configuradas com sensibilidade ISO altas.

Aumentando a sensibilidade ISO o que faz é aumentar a sensibilidade à luz do sensor, mas como o sensor possui milhões de Pixels, o mais normal é que não tenha capacidade para processar corretamente cor e luz, e criar uma imagem de alta resolução. Portanto nunca aumente a sensibilidade ISO.

2.1.1.- Que Fazer Neste Caso?

A solução neste caso é fazer que a câmera receba mais luz, assim confira estas possibilidades:

  • Desloque o objeto a fotografar para local mais iluminado.
  • Use um flash se for preciso.
  • Confira a sensibilidade ISO, se estiver muito alta pode estar gerando ruído.
  • Procure manter a sensibilidade ISO em 100 ou 200.
  • Ajuste a abertura do diafragma (um número F menor), para deixar entrar mais luz na câmera.
  • Também pode modificar a velocidade do obturador, ajustando ele mais lento.

Se por exemplo estiver fotografando com 1/250, experimente com 1/200, ou outro mais lento. Se atente para não baixar demais porque as fotografias ficaram mexidas. Se precisar use um tripé.

Abaixar a velocidade do obturador é possível para fotografia fixa, mas para vídeo é limitada a 1/30 por padrão.

Outra possibilidade é usar a função “noise reduction” redução de ruído, se sua câmera a possui, pois ajuda bastante.

Finalmente e como último recurso, o ruído pode ser eliminado em pós-produção, com programas de edição de imagens:

  • Photoshop
  • Lightroom
  • Premiere
  • Outros

Trabalhando no computador para eliminar o ruído e editar as fotografias, mas este não é o melhor procedimento. O correto é conseguir que suas fotografias estejam corretas quando são feitas com a câmera.

Duas fotografias de uma pomba, que mostram o original com o ruído, e depois de corrigir o ruído na fotografia original.

Pós-produção: A mesma imagem, sem corrigir à esquerda e corrigida à direita

É melhor você disparar em RAW sempre que a câmera permitir, porque é um formato não comprimido. Assim você terá mais margem para manipulá-lo na pós-produção e retocar os brilhos e sombras.

2.2.- Como Eliminar o Ruído de Cor

Que é ruído na fotografia e como eliminá-lo. Em relação com o segundo tipo de ruído indicado, ruído de cor, vamos ver como é gerado e de que forma eliminá-lo.

Em primeiro lugar vejamos como se produz o ruído de cor. O ruído de cor é gerado por sobreaquecimento do sensor de imagem.

Este sobreaquecimento do sensor se produz fazendo fotografias de exposição longa. Por exemplo, fotografia noturna ou astronômica.

Para eliminar ou evitar o ruído de cor em estes casos, é dar um tempo entre fotografias. Desta forma permitimos o esfriamento do sensor de imagem e, portanto eliminamos o ruído de cor.

 Outra opção é usar a ferramenta “noise reduction” redução de ruído, se a câmera possui. Ou como último recurso, trabalhar na pós-produção no computador para eliminar o ruído de cor.

3.- Conclusão

Que é ruído na fotografia e como eliminá-lo. Todo fotografo desde amador a profissional, têm experimentado alguma vez o desagradável ruído em suas fotografias.

Evidentemente o risco de obter imagens com ruído, sempre estará relacionado com vários motivos tais como:

  • Conhecimentos técnicos e experiência do fotografo
  • Falhas por falta de atenção ou descuido, compondo a fotografia.
  • Tipo de câmera usado (as de maior risco são as compactas com sensores pequenos)
  • Tipo de ótica usada (quanto mais luminosa, menor risco de ruído)
  • Tamanho do sensor de imagem da câmera (os menores têm maior risco de ruído)
  • Quantidade de Megapixels do sensor (os de menor tamanho e muitos Megapixels são os piores).
  • Objetos fotografados em locais com iluminação insuficiente, ou com sombras.
  • Ajuste de sensibilidade ISO alta que acentuam o efeito de ruído.
  • Outros fatores menos previsíveis.

Alguns últimos conselhos:

  • Procure usar as lentes mais luminosas possíveis (as de maior apertura de diafragma).
  • Evite zonas escuras na imagem (o sensor capta melhor as zonas de luz que às escuras).
  • Utilizar sensibilidades ISO o mais baixas possível (sempre com exposição correta da imagem).
  • Evitar subexposição das imagens é evitar o ruído.
  • O ruído de subexposição e mais difícil corrigi-lo que o da sensibilidade ISO alta.
  • Sempre que possível faça fotografias em formato RAW, que conserva toda a informação das imagens.

Bom! Ate aqui foram alguns conselhos e dicas para evitar e eliminar a ruído, mas às vezes pode ser interessante, usá-lo de forma estética e artística em algumas composições.

E aí, vocês têm alguma dica ou sugestão para evitar o ruído nas fotografias? Compartilhe seu segredo, ou qualquer outra coisa que deseje comentar. Ate o próximo artigo!

Este site usa cookies próprios e de terceiros para recopilar informação estatistíca, e mostrá-lhe publicidade relacionada com sua preferência, gerada a partir das suas pautas de navegação. Caso de continuar navegando, consideramos que aceita esta utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close