As 4 câmeras reflex recomendadas para iniciantes

By clopezso | Câmeras

As 4 câmeras reflex recomendadas para iniciantes

As 4 câmeras reflex recomendadas para iniciantes que nem você, que gosta de fotografar instantes únicos da vida, e que alem de usar o celular e sua primeira câmera compacta, sente a necessidade de melhorar a qualidade de suas fotografias.

Se por essa ou por outra ração, sente que chegou à hora de comprar sua primeira câmera reflex, e porque está disposto para iniciar-se nas câmeras digitais reflex, com este artigo desejo ajudá-lo a dar seu primeiro passo corretamente.

Vejamos quais são as 4 câmeras reflex recomendadas para iniciantes, em sua caminhada dentro das digitais reflex ou DSLR.  

Imagem que mostra um primeiro plano do visor  de uma câmera reflex, com o alojamento de conexao para um flash externo, e o controle de ajuste de correção diótrico para ajustar a visao de quem usar oculos

1.- Pontos vitais para definir que câmera comprar

As 4 câmeras reflex recomendadas para iniciantes, que eu aconselho para evitar o que quase sempre acontece chegada a hora da compra.

Quer dizer, você já está decidido a comprar uma câmera reflex digital, mas tem dúvidas sobre qual escolher entre todas as que o mercado lhe oferece.

Deixando de lado, por enquanto, os aspectos puramente técnicos, e indo direto ao assunto, gostaria de salientar três pontos vitais, a serem considerados na escolha e compra da primeira câmera reflex digital:

  1. Não existe superioridade clara entre as reflex de marcas diferentes. Não se iluda
  2. Mudar futuramente de marca de câmera reflex pode sair caro
  3. Começar com uma reflex de entrada é melhor que com uma semiprofissional

A seguir vamos analisar estes três pontos detalhadamente.

1.1.- Não existe superioridade clara entre as reflex de marcas diferentes

Como indicado acima apontando este item, não se iluda, não existe uma superioridade entre câmeras reflex equivalentes, de marcas diferentes.

Na hora em que você começar a entrar no campo das câmeras reflex, vai se debruçar com uma guerra entre as principais marcas, pela hegemonia no mercado.

As marcas mais fortes no mercado mundial de câmeras são Nikon e Canon, ou ao contrario, pois nenhuma possui a supremacia.

Imagem que mostra uma composição horizontal, com as fotografias de duas câmeras reflex analógica, uma Canon e uma Nikon, como ilustraçao de câmeras reflex

Sim é certo que por serem as marcas mais vendidas, há mais opções e às vezes ate preços mais baixos, de objetivas e outros acessórios compatíveis.

1.2.- Mudar futuramente de marca de câmera reflex pode sair caro

Isso porque a compra de uma câmera reflex, costuma ser a primeira da serie de equipamento e acessórios fotográficos.

É só olhar adiante. Quando você progrida em conhecimentos técnicos e experiência, necessariamente vai encontrar limitações.

Vai sentir necessidade de uma teleobjetiva, de um determinado acessório, de um flash, de uma lente grande angular, etc.

Quase que inconscientemente, ira comprando acessórios e complementos compatíveis com sua câmera.

De esta forma juntará um equipamento que, caso não sejam compatíveis com outra marca de câmera que futuramente, você deseje comprar, será dinheiro jogado fora (sempre poderá tentar vender como usado ou adaptá-lo).  

Fotografia de um conjunto de quatro lentes ou objetivas, que vai desde um grande angular, ate uma teleobjetiva de 24-105 milimetros, como ilustraçao de opção de lentes disponiveis

Portanto, na hora que você decidir que sua câmera reflex ficou “curta de recurso”, e decidir comprar uma nova, possivelmente descubra que possui uma coleção de lentes que custaram seu dinheiro, e não são compatíveis com a nova câmera reflex.

É claro, desde que sua decisão seja comprar uma câmera reflex, de marca diferente da que comprou inicialmente.

Assim a “moral desta historia” é que antes de comprar a primeira câmera reflex, é muito importante considerar este Ponto Vital.

1.3.- Começar com uma reflex de entrada é melhor que com uma semiprofissional 

Um raciocínio lógico na hora de comprar a primeira câmera reflex, é “se o preço desta câmera é X, por um 35% a mais, compro uma semiprofissional”... Olha, se este for seu raciocínio só lhe dizer que está muito errado.

Vamos ver por que. As câmeras semiprofissionais, foram feitas para profissionais ou quase, e portanto não são igualmente manejáveis, porque é considerado que quem usa elas possui conhecimentos técnicos avançados.

Estas câmeras não possuem determinadas funções nem automatismos, muito úteis para quem está começando. Não possuem os acessórios nem as lentes da linha mais econômica.

Sim tem outras funções e qualidade, e são mais pesadas e volumosas, o que reduz a vontade de carregá-las por muito tempo.  

Imagem que mostra uma fotografia em primeiro plano, de uma câmera reflex avançada. Aparece a tela ou ecrã mostrando  alguns comandos e funções desta câmera, que está sendo segurada pelas mãos de uma pessoa

Resumindo, o que aparentava ser um 35% mais do preço da reflex de iniciante, da para perceber que não e bem assim.

A tudo isso tem que acrescentar que quando se está começando na fotografia, é bastante dificíl saber para onde irão suas necessidades e preferências.

Você vai se dedicar mais á fotografia de casamentos, à fotografia publicitária, fotografia científica...? Ou só precisa conhecimentos técnicos para fazer fotografias espetaculares, da família, dos amigos, de insetos, de flores...?

Tudo isso é mais importante do que imaginava, para decidir que câmera reflex comprar, porque o custo inicial da câmera, nunca é o preço final mesmo, e acredito que já  percebeu.

Concluindo este ponto vital, acrescentar que caso você não tenha conhecimento das características de uma câmera reflex semiprofissional, para adaptá-la às suas necessidades, meu conselho é que comece neste mundo das reflex, com uma câmera reflex de entrada para iniciantes.  

Vejamos quais podem ser as 4 câmeras reflex recomendadas para iniciantes.

2.- Câmera Nikon D3500

Esta é uma das melhores opções para começar no campo das reflex DSLR, pois é uma câmera ligeira, pequena, e simples de manejar. Faz fotografias de alta qualidade e também grava vídeos em full HD.

Possui um sistema de focagem de 11 pontos situados em cruz na parte central, e dispõe de efeitos criativos para aplicar às nossas imagens, e um visor de boa qualidade. Também possui um sistema de focagem contínua, muito útil para gravar vídeos.

Dentro de as 4 câmeras recomendadas para iniciantes, é uma das mais e melhor valoradas, por todos os que começam com este tipo de câmeras. E também tem um bom preço.

Imagem que mostra uma fotografia em perspectiva vista do lado direirto, de uma câmera Nikon D3500 em cor preto, usando uma lente de 16-55 milimetros, e f3.5-5.6

Este modelo D3500, foi remodelado partindo do anterior D3400, e colocaram todos os controles do lado direito, e reduziram o tamanho e o peso. Também foi adicionado um Bluetooth de baixo consumo, muito interessante quando é usada a conexão Snapbridge.

Abaixo temos as características técnicas mais importantes desta Nikon D3500.

2.1.- Principais Características Técnicas

Sensor CMOS de    24.2 Megapixels

Formato do sensor DX   23.5 x 15.6 mm

Cartões de armazenagem SD, SDHC, SDXC

Velocidade máxima (disparo continuo, máxima resolução)  5 fotos por segundo

Faixa de Sensibilidade ISO   ISO 100 - 25.600

Filagem vídeo Full HD 1,920x1,080 / 60 cps; Full HD 1,920x1,080 / 50 cps; Full HD 1,920x1,080 / 30 cps; Full HD 1,920x1,080 / 25 cps; Full HD 1,920x1,080 / 24 cps; HD 1,280x720 / 60 cps; HD 1,280x720 / 50 cps. As velocidades reais para 60p, 50p, 30p, 25p e 24p são de 59.94, 50, 29.97, 25 y 23.976 fps; Admite tanto qualidade de imagem alta quanto normal.

Formato da tela:  3 polegadas

Tipo de Tela:   TFT LCD com amplo ângulo de visão

Tipo  Bateria:    Recarregável de ion de lítio EN-EL14a

Dimensões da câmera:  Largura 124 mm por 97 mm altura

Peso da câmera:  (só corpo) 365 gramas

Objetiva de serie:   Lente de 16-55 mm

Ajuste focal:    De f/3.5 a f/5.6

É compatível com flashes:   SB-5000 AF Speedlight; Speedlight SB-500 AF; SB-300 AF; SB-700 speedlight

3.- Câmera Canon EOS Rebel T6i EF-S

A tecnologia sem fios EOS Rebel T6i EF-S, permite compartilhar na hora, lindas fotografias e vídeos.

O sensor CMOS formato APS-C de 24.2 Megapixels, faz fotografia de alta qualidade. Os vídeos HD não exigem esforço com o AF avançado desta câmera.

Imagem que mostra uma câmera Canon Eos T6i EF S, em perspectiva, com uma lente zoom de 18-55 milimetros e f/3.5-5.6

Possui Wi-Fi e NFC que permite intercambiar fotografias e vídeos entre aparelhos compatíveis. O sistema NFC permite um rápido emparelhamento com aparelhos Android compatíveis.

Também possui efeitos criativos para incorporá-los às nossas imagens.

Com seu alto rendimento em diferentes cenários, a câmera EOS Rebel T6i EF-S faz o trabalho duro, o que permite nos centrar em fazer belas fotografias e vídeos HD.

3.1.- Principais Características Técnicas

Estas são as principais características técnicas mais importantes desta Canon EOS Rebel T6i EF-S:

Sensor  CMOS formato APC-C  de 24.2 Megapixels.

Sensibilidade ISO:   Faixa de 100- 12800 (ampliável a 23600).

Conexão com celulares inteligentes por Wi-Fi e NFC, com sistemas Android e iOS.

Permite visualizar  e intercambiar imagens entre câmeras, mostra em TV, e imprimir diretamente.

Permite usar o celular para usar a opção de controle remoto e disparar a câmera.

Enfoque rápido e seguimento melhorado: O sensor  Hybrid CMOS AFIII permite focagem rápida e precisa de objetos parados e em movimento.

Tela de 3 polegadas Clear View II LCD, tátil para controlar as funções, de ângulo variável com giro horizontal e vertical, e está tratada para eliminar reflexos da luz.

Velocidade de disparo  5 fotografias por segundo permanentemente.

Análise inteligente de cenário, e da intensidade variável existente, para obter sempre imagens nitidas.

Sistema de auto focagem AF de tipo cruzado de 19 pontos

Sistema de filtros criativos para incorporá-los nas fotografias, que podem ser pré visualizados antes de captar a fotografia.

4.- Câmera Nikon D5600

Com a Nikon D5600 sempre poderá captar aquele momento inesperado cheio de beleza, fazer vídeos  em “câmera lenta” que ficaram perfeitos.

Sem importar se no cenário há um jogo de sombras, porque o Sol está no alto, ou se quer gravar um vídeo desde ângulos intrigantes.

Há poucas coisas que resultem mais estimulantes, do que criar coisas que os outros valorizem e apreciem.  

A Nikon D5600 equipada com uma poderosa tecnologia de imagem, facilita a magia para que crie fotografias espetaculares.

Fotografia de uma câmera Nikon D5600, em perspectiva, que mostra uma objetiva montada  de 16-55 milimetros, e f/3.5-5.6

A linha de lentes Nikkor que pode equipar à D5600 permite infinitas possibilidades criativas.

A Nikon D5600 possui o software SnapBridge que permite  sincronizar as fotografias com seu celular inteligente segundo as vai fazendo, e transferir vídeos facilmente, quando o desejar.

4.1.- Principais Características Técnicas

As principais características técnicas da Nikon D5600 são estas:

Dimensões corpo da câmera:  (LxAxF), 124x97x70 mm.

Peso corpo da câmera: Aprox. 465 gramas, corpo, um cartão de memória, e bateria (corpo limpo pesa 416 gramas)

Montagem das lentes:  Montagem tipo F Nikon com contatos AF

Ângulo de visão efetivo:  Formato DX da Nikon distância focal equivalente a 1.5 da lente de formato FX  

Sensor de imagem:  DX, tipo CMOS de 23,5 x 15,6 mm.

Resolução do sensor:  24.2 Megapixels efetivos

Sensibilidade ISO: Faixa de 100 a 25600 em passos de 1/3 EV; controle automático do ISO  para fotografia e vídeo.

Sistema redução de poeira: Limpeza do sensor de imagem (requer software Capture NX-D para limpeza e eliminação de pó)

Tamanhos de imagens em pixels: Grande 6000x4000; Médio 4496x3000; Pequeno 2992x2000

Formato de armazenagem: NEF (RAW) de 12 ou 14 bits, comprimida; JPEG compatível com linha base JPEG comprimida; Boa 1:4 aprox. Normal 1:8 aprox. Básica 1:16; NEF (RAW)+JPEG. Fotografias individuais são gravadas em formãtos NEF (RAW) e JPEG.

Sistema Picture Control: Padrão, Neutro, Intenso, Monocromo, Retrato, Paisagem, Plano, personalizavel.

Médios de armazenamento: Aceita cartões SD; SDHC compatível UHS-I; SDXC compatível com UHS-I, em ranhura tipo Secure Digital (SD)

Sistema de arquivos: DCF 2.0; Exif 2.3; PictBrige

Visor: Reflex de lente única com penta espelho, no nível dos olhos

Ajuste dioptrico: Desde -1.7 a +0.5

Tela/ecrã: Tátil  de 3.2 polegadas, tipo BriteView Clear Matte Mark VII tipo B

Tipo Obturador: De plano focal e percurso vertical com controle eletrônico

Velocidade do Obturador: De 1/4000 de segundo, ate 30 segundos, em passos de 1/3 ou ½ EV com opções Bulb e Time.

Velocidade de disparo: Ate 5 fps; CL ate 3 fps; CH ate 5 fps (JPEG, NEF/RAW de 12 bits),  4 fps (NEF/RAW de 14 bits)

4.2.- Outras Características Técnicas

Compensação da exposição: Pode ser ajustado desde -5 a +5 EV em passos de 1/3 ou ½ nos modos P, S, A, M, SCENE, e visão noturna.

Pontos de focagem: Permite escolher entre máximo de 39 e mínimo de 11 pontos de focagem.

Flash incorporado: Permite automático, retrato, meninos, plano close-up, retrato noturno, retratar animais, ilustração fotográfica, efeito câmera de brinquedo, flash automático com apertura automática, P, S, A, M, gastronomia, e apertura manual com disparador. Possui adaptador de flash externo.

Balanço de branco: Automático, Incandescente (7 tipos), Luz do Sol direta, Flash, Nublado, Sombra, Pré ajuste manual, todos com ajuste de precisão, exceto ajuste manual. 

Vídeo – tamanho de fotograma e proporção de fotogramas:  1920x1080 px, 60 fps (progressivo), 50 fps, 25 fps, 24 fps; 1280x720 px, 60 fps e 50 fps. As velocidades de gravação reais para 60 fps, 50 fps, 30 fps, 25 fps, 24 fps são de 59,94, 50, 29,97, 25 e 23,976 fps respectivamente, com opções compatíveis de qualidade de imagem Normal e Alta.  Formato de arquivo MOV.

Dispositivo de gravação de som: Microfone estéreo integrado ou microfone estéreo externo, sensibilidade ajustável.

Conexão USB: De alta velocidade com conector micro USB.

Saída HDMI: Conexão de tipo C

Entrada de áudio: Conexão de 3,5 mm diâmetro, que admite microfone estéreo ME-1 opcionais.

Padrão Wi-Fi:  (LAN sem fios) IEEE 802.11b, IEEE 802.11g

Padrão Bluetooth : Especificação versão 4.1

Bateria: Recarregável de íons de lítio EM-EL14a

5.- Câmera Canon EOS Rebel T7i

Aumente a qualidade das fotografias com a auto focagem, quase instantânea, da câmera EOS Rebel T7i.

Os sistemas de AF (Auto Focagem), de 45 pontos de tipo cruz e os visores óticos lhe permitem estar sempre pronto para capturar esses momentos inesquecíveis, sem diferença entre o que vê e o que obtém, ao apertar o botão.

O AF rápido e preciso, com detecção de fase, bloqueia a focagem rapidamente  e com precisão para garantir que não perderá nenhuma esplêndida imagem. 

O sensor CMOS (APS-C), de 24.2 Megapixels, lhe ajuda a captar esses momentos especiais, como são eventos familiares, férias, sempre com dinamismo, detalhes e cores brilhantes, para preservar sempre fotografias e vídeos espetaculares.

Fotografia em perspectiva de uma câmera Canon Eos Rebel T7i, que tem montada uma lente zoom de 18-55 milimetros e f/4-5.6

Com uma sensibilidade ISO 25600, pode capturar imagens em condições de pouca iluminação, e com mínimo desfoque.

Esta câmera possui conectividade Wi-Fi, NFC, e Bluetooth, que lhe permitem compartilhar momentos valiosos, com seus familiares e amigos, e carregá-los diretamente na web.

Carregador de bateria de CA: Carregador EH-5b

5.1.- Principais Características Técnicas

Dimensões do corpo da câmera: (LxAxF) 131x100x76 mm

Peso do corpo da câmera com bateria e um cartão de memória: 540 gramas

Peso do corpo da câmera limpo: sem bateria, nem cartão de memória 493 gramas

Visor ótico com sistema AF de 45 pontos tipo cruz

AF de Pixels Duais, rápido e preciso com detecção de fases

Sensor CMOS (APS-C) de 24.2 Megapixels

Processador de imagem DIGIC 7

Tecnologias Wi-Fi, NFC y Bluetooth  integradas

Tela tátil LCD de ângulo variável de 3.0 polegadas, tipo TFT a cores (protegida para evitar reflexos)

Estabilizador de Imagem Eletrônico de Vídeo

Vídeo HDR e vídeo com intervalo de tempo

Vídeo full HD em formato MP4

Filtros criativos para fotografias e vídeos

Toma continua de alta velocidade de ate 6 fps

Câmera digital, reflex de lente único AF/AE, e flash integrado
Médios de gravação: Cartões de memória SD/SDHC/SDXC

Compatíveis com a velocidade classe SD

Compatíveis com a velocidade classe UHS-I

Aceita a escritura a altas velocidades quando se utiliza um cartão SD compatível com UHS-I

Compatível com os cartões Eye-Fi

Não se podem usar cartões Multimídia (MMC). Indicará erro de cartão de memoria

5.2.- Outras Características Técnicas

Sensor de imagem: CMOS (APS-C) de 22.3 mm x 14.9 mm

Sensibilidade do sensor: Faixa ISO 100-25600 (pode ser expandido ate 51200

Resolução do sensor de imagem: 24.2 Megapixels (25.8 Megapixels Max.)

Lentes compatíveis: Lentes EF de Canon de 18-55 mm e f/4-5.6

Acoplamento da lente: Engate sistema EF da Canon

Velocidade do obturador: Vai de 1/4000 de segundo ate 30 segundos

Velocidade de Captação de imagens: Pode fazer ate 6 fps máximo

Sistema de limpeza de pó: Automaticamente limpa o sensor quando é conectada a câmera
Sistema de filtro de cor: Filtros de cores primários RGB.

Gravação de vídeo: formatos de arquivo; MP4, MPEG-4, AVC/H.264; áudio AAC; MOV: ALL-I (FHD 29,97, só vídeos com intervalo de tempo)

Impressão direta: Somente com impressoras compatíveis (só LAN sem fios)

Conexão USB: Hi-Speed USB (USB 2.0)

Conexão áudio: Conexão para microfone direcional estéreo DM-E1 de 3,5 mm

Bateria: Tipo LP-E17

Carregador de bateria: Tipo AC-E6N e adaptador de alimentação direta DR-E18

6.- Conclusão

Você está justo a um passo, de se iniciar neste mundo das câmeras fotográficas reflex DSLR, agora é só escolher sua “fiel companheira” nesta paixão fotográfica, entre, as 4 câmeras reflex recomendadas para iniciantes. 

Mas se alem das câmeras reflex sente interesse pelas sem espelho “mirror less”, veja boas dicas e informação neste artigo As 7 câmeras EVIL mais recomendadas.  

Poderá encontrar mais informação nestas páginas: Começar Aqui e Câmeras

Para finalizar mais uma recomendação, e é que procure e compare, com bom critério, medindo com atenção quais são suas necessidades atuais, e procure planejar as futuras, afim de fazer seu melhor investimento.

Lembre que finalmente o mais importante, seja qual seja a marca e modelo de câmera que compre, é desfrutar sua paixão, a fotografia!

Espero que este artigo tenha sido de ajuda para decidir qual câmera reflex comprar, para que seu investimento lhe proporcione as maiores satisfações.

Se gostou do artigo deixe seu comentário que terei prazer em responder. Ate o próximo artigo!

/ 5.

Este site usa cookies próprios e de terceiros para recopilar informação estatistíca, e mostrá-lhe publicidade relacionada com sua preferência, gerada a partir das suas pautas de navegação. Caso de continuar navegando, consideramos que aceita esta utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close